Investimentos em tecnologia não param de crescer: foco está em cibersegurança e RPA

Investimentos em tecnologia não param de crescer: foco está em cibersegurança e RPA

qui 18 nov 2021

Impulsionado pela aceleração da transformação digital durante a pandemia, o setor de tecnologia vem apresentando crescimento exponencial no Brasil, sobretudo pelos avanços ligados ao e-commerce. As empresas tiveram que mostrar agilidade ao mudar ou aprimorar a forma de atuação no mercado e fazer investimentos em tecnologia em função da intensificação de compras pela internet entre 2020 e 2021. A tendência é que essa ascensão não pare por aqui e se estenda pelos próximos anos.

Alguns números ajudam a ilustrar o cenário otimista. Com participação de 581 pessoas, uma enquete feita pela Mazars indica que, após um período de incertezas em função da pandemia, o setor de tecnologia é o que mais deve se destacar nos próximos cinco anos. Com 52% dos votos, o segmento tecnológico ficou à frente do agronegócio (31%), do setor de energia (14%) e também de óleo e gás (3%).   

Segundo estimativas da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), este setor deve injetar na economia nacional R$ 845 bilhões nos próximos três anos. Quando o assunto é contratação, o nicho vai na contramão dos dados sobre desemprego no Brasil: o mercado de tecnologia teve um aumento de 310% de vagas somente no ano passado, apontou um levantamento da GeekHunter.   

As empresas que querem se manter competitivas no mercado destinam investimentos cada vez mais significativos a serviços de tecnologia. Embora a transformação digital tenha gerado uma série de facilidades, também provocou algumas preocupações para o mercado, como a multiplicação de ciberataques nos últimos 16 meses. Para evitar vazamentos de dados e prejuízos financeiros ou de reputação, companhias de portes e segmentos distintos não poupam esforços para conter as ações de cibercriminosos. Clique aqui para entender mais sobre ransomware e veja como se proteger deste ataque que sequestra informações de empresas.  

Um levantamento que consta na pesquisa deste ano da ABES (Associação Brasileira de Softwares) mostra que o primeiro lugar nos investimentos das empresas em tecnologia é ocupado pela área de cibersegurança, com um percentual acima de 60%. Com a digitalização dos negócios, aumento crescente do número de fintechs e o comércio eletrônico substituindo as lojas físicas, os riscos cibernéticos estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.   

Além da preocupação crescente com cibersegurança, encontra-se no rol de prioridades a automatização com o uso de RPA (Robotic Process Automation), sinônimo de melhorias no processo e redução de custos.   

Sua empresa planeja investir em cibersegurança ou automatizar processos através do uso de RPA? Converse com um especialista da Mazars e fale sobre as necessidades da sua companhia. Nossa equipe certamente poderá oferecer as soluções mais adequadas para o seu negócio.