Descubra as previsões para 2022 que se concretizaram

Descubra as previsões para 2022 que se concretizaram

ter 28 dez 2021

Em dezembro de 2021, fizemos um divertido exercício de previsões para o ano seguinte. Foram quatro, no total, e ficamos de voltar ao podcast exatamente 365 dias depois para saber se acertamos em cheio ou se passamos bem longe em nossos palpites.

Será que a clarividência estava forte, nesse dia, para os apresentadores do Sala de Negócios? Confira!

Metaverso

Seguindo carona no que Bill Gats profetizou, de que em dois ou três anos teríamos um mundo muito mais conectado ao metaverso, os apresentadores do Sala de Negócios avaliaram o impacto da chegada desse termo ainda pouco compreendido, mas que já tem, sim, aplicações na sociedade.

Exemplo disso pode ser visto pelos passeios virtuais por showrooms de condomínios que ainda inda sequer existe um tijolo de construção no terreno. Mas as aplicações da tecnologia virtual vão além, e realmente o mercado vai se aquecer em curto e médio prazo.

Martech

Martech é o termo que une os setores de marketing e TI, uma ponte para que as áreas se integrem, dialoguem e potencializem cada vez mais as suas particularidades e diferenciais.

Algo que tem adquirido mais respaldo dentro do marketing de conteúdo, do uso de vídeos em plataformas e nas redes sociais ou mesmo da consolidação dos e-commerces.

Isso tudo já mostra o quanto o setor de tecnologia da informação e marketing têm trabalhado de maneira uniforme e balanceada.

Burnout

Em 2022, o Brasil se tornou o segundo país com mais casos de Burnout, ficando atrás apenas do Japão. E no Sala de Negócios, a previsão foi de que as empresas focariam mais em ações preventivas para que o problema não se agravasse.

E, de fato, espalharam-se notícias de ações que empresas têm feito para reduzir os riscos e a ocorrência desse tipo de situação — especialmente, em resposta ao fato de que o Burnout passou a ser reconhecido oficialmente como doença do trabalho.

Trabalho híbrido

Esse é um ponto que, sim, foi imensamente discutido ao longo de 2022, mas que permanece longe também de ter uma resolução: o trabalho híbrido.

Com os dias de crise aguda da pandemia deixados para trás, muitas empresas tentaram “voltar ao normal”, mas têm enfrentado resistência média, do mercado de trabalho, que passou a preferir o home office ou o sistema híbrido.

E o consenso dos apresentadores é de que não há, ainda, um “jeito certo”: a adaptação é necessária para todos, mas de acordo com a cultura da empresa, o perfil dos colaboradores e a óbvia facilidade e eficiência do modelo adotado.

Bônus! Mundo dos esportes

Confira, também, algumas previsões que os apresentadores deixaram para o ano de 2022 no mundo dos esportes:

  • Brasil não chega ao sonhado hexa na Copa do Mundo do Qatar e se despede da competição nas quartas de final;
  • o ano de 2022 vai inaugurar de vez a era de aquisições de clubes. SAFs (clubes empresas) vão ser mais e mais populares no país; 
  • no tênis, o sérvio Novak Djokovic vai se consagrar o maior vencedor de Grand Slam, enquanto o suíço Roger Federer vai aposentar as raquetes;
  • na Fórmula 1, Max Verstappen vai ser o campeão.

Com as previsões alinhadas no papel, hora de esperar pelos últimos dias de dezembro para conferir se os apresentadores estão com a bola de cristal calibrada — e você pode ouvi-las, em detalhes, clicando aqui para ouvir esse episódio do Sala de Negócios na íntegra!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *