Um guia de finanças para os empreendedores: confira

Um guia de finanças para os empreendedores: confira

ter 18 jan 2022

O empreendedor brasileiro é um herói. Está, basicamente, na cultura do cidadão, já que o país é o sétimo em empreendedorismo no ranking global.

Mas esse perfil de empresário pode também ser visto como um herói, já que o Brasil oferece poucas condições para quem quer tocar um negócio. E tem outro problema — este, interno: o empreendedor médio não domina finanças.

Para resolver essa dor, Clayton Nogueira (CFO da Partage) e João Paulo El Ackel (controller da Partage escreveram o livro Finanças para Empreendedores e Empresários: Como Ter um Negócio Sustentável Financeiramente

Entenda o quanto essa leitura pode também ajudar você a superar as crises financeiras e de conhecimento sobre as finanças!

Do que trata o livro?

O livro é basicamente um tributo ao empreendedor. Porque, no geral, o Brasil é o 92º melhor país para empreender. Ou seja, é terrível. Na melhor das hipóteses, o Brasil é o 43º melhor país para empreender. Essa posição diz respeito à proteção aos minoritários. Na pior das hipóteses, o Brasil está entre os piores países, como permissão de construção (170º), iniciando um negócio (176º) e pagamento de impostos (184º).

E, com isso, a obra de Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel se torna um verdadeiro manual de boas práticas para que o empreendedor drible ou enfrente esses desafios a partir da qualificação do seu conhecimento em finanças para o mercado. 

Eles lembram, contudo, que os problemas estão presentes em todas as partes do mundo — apesar dos índices alarmantes citados acima. Mas o próprio Brasil também “joga contra” o empresariado por conta de suas taxas tributárias, legislação, burocracias e os problemas estruturais do país.

Por isso, o conhecimento compartilhado é tão relevante, segundo eles dizem. Ao menos, no que diz respeito aos problemas internos, é possível mitigar os desafios por meio dessa cartilha que eles lançaram para aprender de modo contínuo.

Onde estão os grandes erros financeiros do empreendedor?

Nogueira menciona que existem dois problemas, principalmente: o planejamento financeiro e o cálculo de custos.

Afinal de contas, são situações que tendem a impactar o negócio logo em sua etapa de abertura e inauguração como nos meses seguintes, no esforço de se manter no mercado em seus primeiros anos de atividade.

Eles destacam que essas etapas, quando bem definidas e orientadas, contribuem positiva e significativamente na sobrevida da empresa por meio de um controle mais eficiente de fluxo de caixa e noções claras de gestão financeira para serem aplicadas no dia a dia.

Vale reforçar, ainda, que ambos acreditam ser difícil — e louvável — reunir todas as qualidades que um empreendedor precisa. Como vimos, existem ameaças externas e internas que podem colocar tudo a perder a todo instante. 

Não à toa, o empresário é chamado de herói por Nogueira e El Ackel.

Mas faz parte desse processo tão inerente ao perfil médio do brasileiro, que tanto insiste em empreender. Daí, a importância da busca por conhecimento: nem todo empreendedor chega ao mercado sabendo de tudo, mas ele deve aprender, constantemente, para saber um pouco de tudo em torno da sustentação e do desenvolvimento do seu negócio.

Quer saber mais sobre isso? Tem muito mais assunto no episódio do Sala de Negócios que contou com a participação da dupla responsável pelo livro Finanças para Empreendedores e Empresários: Como Ter um Negócio Sustentável Financeiramente. Clique aqui e ouça na íntegra!