Dicas e reflexões sobre uma boa gestão de vendas

Dicas e reflexões sobre uma boa gestão de vendas

ter 29 mar 2022

Empresa que não vende, não se sustenta. Embora pareça uma afirmação bastante lógica, muito empreendedor esbarra na questão, não conseguindo desenvolver a sua solução e, por inúmeros motivos, isso pode causar problemas sérios para a sustentabilidade da organização.

Por isso, fomos entender o que pode ser feito para contornar o problema e qualificar, continuamente, o seu processo de vendas. E conversamos com João Adibe, que é CEO da CIMED e tem um monte de inspirações para vendedores a partir do lançamento do seu livro “Meu sangue amarelo: o sucesso não aceita preguiça”. Confira!

Do que trata o livro?

Hoje, a CIMED é uma das mais conceituadas empresas da indústria farmacêutica. Ela tem uma forma de gestão peculiar — orientada a vendas — e seu CEO, João Adibe, lançou a obra que remonta e reconta a sua própria trajetória como sucessor e vendedor da empresa.

Mas, antes disso, ele empreendeu com tudo aquilo que ele acredita e repete ao longo do seu livro: sem preguiça. Para ele, esse é o caminho do sucesso, e a sua própria vida ajuda a explicar como ele chegou até a CIMED.

No livro, sua história e o desenvolvimento de uma das maiores farmacêuticas brasileiras se misturam, uma vez que ele próprio tem se colocado à frente de um marco para o setor nacional.

E é, justamente, esse o ponto-chave da sua obra, que levou um ano para ser escrita: o impacto da sua trajetória e a coragem para empreender.

Quais são as inspirações que se tira do livro?

Trata-se de um livro autobiográfico. E Adibe mostra a sua ascensão como vendedor — iniciada na paulistana Praça da Sé, destacando-se entre outros representantes de vendas — até as ideias inovadoras que têm expandido a CIMED a voos cada vez mais longos.

Inclusive, literalmente, considerando que a sua empresa está cada vez mais comprometida com o desenvolvimento da ciência espacial. 

Dessa maneira, os capítulos do livro resgatam a história de João Adibe e mostram tudo aquilo que ele próprio já mostrava desde cedo em sua carreira:

  • gana;
  • vontade de vencer;
  • curiosidade;
  • conhecimento;
  • autoconhecimento;
  • liderança
  • empatia.

Elementos-chave para o empreendedorismo de qualquer fronteira ou segmento de mercado. Mas o interessante é analisar que Adibe preferiu compartilhar os seus segredos.

E isso tende a ser algo diferenciado para quem também se vê nesse desejo intenso de dar vida, forma e volume a uma ideia, mas não sabe por onde começar.

“Meu sangue amarelo: o sucesso não aceita preguiça” acaba afunilando para o setor farmacêutico, é verdade, mas a personalidade de João Adibe ajuda a aproximar-se de todo perfil de empresário. Afinal de contas, segundo o próprio CEO da CIMED diz: o sucesso não aceita preguiça independentemente de quem você seja e para onde queira ir.

E se você tem curiosidade em saber mais sobre esse bate-papo que tivemos com o João Adibe e a sua obra, ouça na íntegra o capítulo do Sala de Negócios!