Crédito sustentável ajuda empresas a contornar o nível de absenteísmo

Crédito sustentável ajuda empresas a contornar o nível de absenteísmo

ter 12 abr 2022

Atualmente, ninguém pode se considerar livre de enfrentar dificuldades financeiras que interfiram na sua jornada de trabalho.

O estudo The Employer’s Guide to Financial Wellbeing, realizado em 2018 com 10 mil funcionários no Reino Unido, já mostrava que as dívidas diminuem em cerca de 15% a produtividade nas empresas. No Brasil, segundo o Indicador de Bem-estar Financeiro do Brasileiro, da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, junto com o SPC Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 64% dos brasileiros viviam em 2019 no limite do orçamento, sendo que 52% não tinham sequer uma reserva financeira. Em dezembro do ano seguinte, portanto em plena pandemia, o percentual de famílias com dívidas era de 66,3%.

O fato é que um colaborador preocupado com dívidas e estressado pelo bolso vazio, acaba tendo a concentração reduzida por suas preocupações – o chamado presenteísmo –, ainda que tente trabalhar mais horas para pagar suas dívidas.

Entra em cena, aí, o chamado “crédito sustentável”, ou aquele que consegue atender a necessidade do cliente com o produto certo e nas condições de pagamento acessíveis.

Esse tipo de crédito que ajudaria a realizar sonhos sem virar depois um pesadelo, tem sido oferecido diretamente pelos RHs de algumas empresas, em parceria com fintechs como a Paketa, que oferece crédito para funcionários.

Fabian Valverde, fundador e CEO da Paketa, falou ao podcast Sala de Negócios, da Mazars. Segundo ele, outra característica desse novo mercado é adequar o montante emprestado ao perfil e ao momento do cliente.

Valverde explica que, se o montante é expressivo – duas, três vezes o valor do salário do funcionário –, o crédito consignado pode servir bem. Mas, se ele quer um valor muito menor, é possível pensar em um crédito de giro rápido, a partir da antecipação de salário ou do adiantamento do 13º. Em ambos os casos, o valor é descontado já no próximo holerite. “Dado que o nível de risco dessa operação é inexistente, nesses casos, é natural que a taxa seja mais baixa”, afirma ele.

Esse tipo de crédito acaba tirando o funcionário de outra modalidade sempre mais custosa, como o cheque especial ou o cartão de crédito. “Isso traz mais tranquilidade, reduz o estresse, o absenteísmo e o turnover nas empresas”, revela.

Para Valverde, tudo isso só é possível a partir da tecnologia, que permite analisar mais a fundo o perfil do colaborador e sustentar o crédito de um modo mais eficaz e apropriado ao bolso do cliente, reduzindo o risco de inadimplência futura. Segundo ele, essa nova matriz de risco-retorno dá à fintech a possibilidade de precificar o crédito com taxas menores.

“Além disso, tem uma questão cultural. No início do movimento de mobile banking, em 2005, 2006, ninguém acessava o banco via celular; existia uma barreira muito grande até para a atividade simples de consultar o saldo. À medida em que a tecnologia foi evoluindo, pessoas com diferentes níveis de uso da tecnologia se adaptaram a ela e, culturalmente, estamos hoje todos prontos para acessar o crédito no ambiente digital”, avalia.

A Paketa utiliza a inteligência artificial não só para analisar e prever cenários de risco de inadimplência, mas também para gerar alertas de fraude. O nível de detalhamento chega à geolocalização do pedido de empréstimo disparado pelo funcionário. “O sistema alerta para um pedido feito na zona oeste de um trabalhador cujo posto é na zona sul, por exemplo. Verificamos com a empresa, e a resposta é quase sempre de que havia um alto nível de absenteísmo na companhia”, conta.

A detecção do problema é um efeito colateral interessante do uso massivo da inteligência artificial no sistema de crédito. “O fato gerador dessa hipótese de absenteísmo foi nosso mecanismo de fraude, mesmo que ele não tivesse como meta inicial detectar o absenteísmo”, explica Valverde.

A partir disso, a Paketa criou junto com o RH um mecanismo incentivo ao crédito a taxas menores para quem não faltar por quatro meses. “Isso é o crédito sustentável dentro do contexto do cliente.”

Só para lembrar, absenteísmo é um termo que envolve os atos de faltar, atrasar ou deixar com frequência excessiva o posto de trabalho antes do horário. E esse comportamento tem total conexão com problemas que afetam o colaborador na hora de trabalhar, podendo chegar até a quadros de depressão.