RH pós pandemia e suas tendências

RH pós pandemia e suas tendências

qua 29 jun 2022

A pandemia de COVID-19 testou diversas esferas da humanidade e na corporativa não foi diferente. Além dos colaboradores da empresa de um modo geral, o setor que exigiu uma resiliência foi o de RH. Como gerir recursos humanos em uma situação sem precedentes e quais serão as tendências do RH para tempos pós pandêmicos? Novos modelos até então distantes de muitas realidades, o home office, por exemplo, é uma mudança que veio para ficar.

Com isso, houve a preocupação de como manter a produtividade das equipes em trabalho remoto e assim, novas formas de se acompanhar a performance foram sendo implementadas. Reuniões de alinhamento com as equipes, feedbacks online, ou seja, o RH precisou pensar e investir em tecnologias para que a empresa, gestores e colaboradores pudessem se comunicar e garantir as atividades de forma segura e organizada, também, fez com que o profissional passasse a ser um agente de transformação: APROVADO abstrair análises e antecipar ações assertivas para a sobrevivência da empresa. Embora o home office tenha apresentado um aumento de produtividade e qualidade de vida – segundo estudos da Harvard Business School, 81 % dos colaboradores preferem continuar nesse regime ou híbrido após o fim da crise*, algumas profissões ainda exigem que se trabalhe in loco, como médicos.

Mas, o futuro do trabalho irá se dividir entre a casa e o escritório. Também, o lifelong process, ou seja, o aprendizado ao decorrer da vida (em tradução literal) pode simplesmente não ser através da centralização de diplomas de graduação ou pós-graduação, pois a educação está mais democrática seja ela paga ou não. O grande diferencial pode ser o estudo de idiomas – o que já está acontecendo – e conhecimentos de linguagem de programação, por isso, a importância de compreender a cibersegurança. Saiba como a Mazars pode te auxiliar para otimizar seus processos de RH.

Sandra Gindero, diretora da área de terceirização de folha de pagamento e serviços de RH da Mazars.


Saiba como a Mazars pode te auxiliar para otimizar seus processos de RH. Acesse o link e solicite um contato do nosso time.