Os indicadores de RH e suas vantagens para a empresa.

Os indicadores de RH e suas vantagens para a empresa.

sex 08 jul 2022

Os indicadores de RH são informações estratégicas que auxiliam o RH na construção de ações efetivas para a tomada de decisões. Sendo assim, a partir destes indicadores, constroem-se metas de acordo
com o objetivo da empresa. Além disso, os indicadores orientam os gestores em tomadas de decisões que podem causar impactos em todos os setores da companhia.


A área de RH é responsável por gerar esses indicadores, que também são chamados de KPI, ou Key Performance Indicator. Os KPI’s mais importantes são:

  1. Índice de turnover;
  2. Custo de turnover;
  3. Índice e custo de absenteísmo;
  4. Índice de diversidade;
  5. Taxa de retenção de talentos;
  6. Taxa de recrutamento e seleção;
  7. Tempo médio na empresa;
  8. Índice de reclamações trabalhistas;
  9. Investimento em treinamentos;
  10. Custo e investimento per capita em benefícios.

A leitura destes indicadores pode trazer muitas informações que serão úteis tanto para a própria área de RH (medindo a eficiência da equipe e dos processos), como também para gestores e os
administradores da empresa.


Cada um destes indicadores poderão ser subdivididos, gerando várias informações, como por exemplo, se explorarmos o índice de turnover, poderemos entender se temos problemas na empresa em relação à insatisfação dos colaboradores, processos seletivos não aderentes à cultura da empresa, capacidade de reter talentos, dentre outros fatores que poderão ser explorados. Já se olharmos para o indicador de tempo médio na empresa, saberemos se há boas condições de trabalho no caso de um percentual alto, assim como um resultado contrário pode nos levar a identificar a falta de ações voltadas aos colaboradores da empresa.

Sandra Gindero, diretora da área de terceirização de folha de pagamento e serviços de RH da Mazars

Saiba como a Mazars pode te auxiliar para otimizar seus processos de RH. Acesse o link e solicite um contato do nosso time.