Oferta de emprego: quais são os principais motivos para um candidato recusar a vaga?

Oferta de emprego: quais são os principais motivos para um candidato recusar a vaga?

seg 18 jul 2022

O mundo vem passando por uma onda de recessão e com o Brasil não é diferente. O desemprego voltou a assombrar a vida da população e uma nova oportunidade no mercado de trabalho passou a ser um objetivo para muitas pessoas, mas, que tipo de emprego elas estão procurando?

Um estudo levantado pela Intera – empresa de recrutamento – revelou que 35,46% das ofertas de emprego feitas em dezembro de 2021 foram recusadas. Nessa amostragem, 900 candidatos de todo o país, que participaram de cerca de 500 processos seletivos em 150 empresas. Por níveis de amostragem, o resultado foi:

  • Sêniores: das 59,4% das contratações, 40,6% recusam a oferta
  • Plenos: das 74,9% das contratações, 25,1% recusam a oferta
  • Juniores: das 81,8% das contratações, 18,2% recusam a oferta

Uma das razões apontadas para a recusa da oferta é a contraproposta feita pela empresa em que esse candidato ainda atua, representando 36,7% dos entrevistados. Outro motivo é optar por outro processo seletivo que fizesse mais sentido no momento, apontado por 26,3% dos entrevistados.

Outras razões foram: salários abaixo da média (18,72%), problemas pessoais (10,96%), benefícios não atrativos (5,94%) e falta de engajamento no processo seletivo (2,28%).

Em contrapartida, processos seletivos ágeis – com duração inferior a 20 dias – chegam a converter 70% dos candidatos. O tema diversidade e causas sociais chega a converter 71,71% dos candidatos em contratações.

Referência: https://www.rhnoticias.com.br/pesquisa-mostra-os-motivos-que-levam-candidatos-a-recusar-ofertas-de-emprego