Quais os tipos de relatórios de auditoria?

Quais os tipos de relatórios de auditoria?

qua 07 dez 2022

Um relatório de auditoria é a consolidação da análise das demonstrações financeiras realizada por um auditor externo sobre a sua empresa. Fornecido por contadores credenciados, este documento  dispõe de informações valiosas. Seu formato deve ser desenvolvido conforme os padrões de auditoria  determinados pelos órgãos reguladores Neste post, você vai entender o que é, quais os tipos e a importância do relatório de auditoria. Acompanhe!

O que é relatório de auditoria?

O documento  apresenta a visão do  auditor sobre as demonstrações financeiras da organização.

Geralmente acompanhado pela avaliação anual da empresa, o relatório de auditoria é exigido por instituições financeiras, investidores e órgãos reguladores. Vale destacar que o auditor  pode emitir um relatório limpo ou um relatório com ressalva:

  • Relatório de auditoria limpo: mostra que o processo analisado está de acordo com a legislação em todos os aspectos;
  • Relatório de auditoria com ressalva: é apresentado quando o auditor verifica distorções relevantes ou não contém evidências suficientes para emitir uma opinião.

Os relatórios de auditoria são  fundamentais para o bom desempenho de todos os negócios. Os investidores requerem esse documento para avaliar a saúde financeira de uma empresa e baseiam muitas das suas decisões com base nesses dados.

Os órgãos reguladores também analisam esse material. Isso porque, ele informa a precisão das informações financeiras demonstradas. Quando um relatório está adverso,  há grande risco de afetar seriamente o status e a reputação da organização.

Quais são os tipos de relatório de auditoria?

Um auditor pode escolher entre quatro tipos diferentes de relatórios de auditoria. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Auditoria independente

A auditoria independente é uma metodologia que avalia se o seu negócio está seguindo todas as normas contábeis, financeiras, legais e se todas as informações são reais. Por meio deste relatório de auditoria, é possível garantir muitas vantagens, como crédito junto a instituições financeiras, confiança dos fornecedores, autorizações para fazer parte de licitações públicas, entre outros.

Auditoria em Procedimentos Previamente Acordados (PPA)

Na auditoria de PPA, um auditor externo analisa procedimentos específicos previamente solicitados e acordados com os responsáveis da sua empresa. Você pode optar por este relatório quando precisar de uma auditoria pontual, como demonstração contábil isolada ou dados financeiros específicos. Este modelo de relatório de auditoria também pode conter um plano de ação para gerar novos resultados.

Auditoria fiscal

Um auditor fiscal verifica informações referentes aos procedimentos realizados pela organização, como recolhimento de impostos ou declarações. Além disso, analisa todas as rotinas fiscais do negócio.

A auditoria fiscal tem o propósito de garantir que sua empresa esteja em conformidade com as normas da legislação tributária vigente. Com um viés obrigatório, o não cumprimento das regras pode prejudicar seriamente a sua empresa, com contingências fiscais e autuações da receita federal.

Auditoria financeira

A auditoria financeira considera a realidade do seu negócio. Neste relatório, o auditor verifica os relatórios financeiros com o intuito de encontrar gargalos que podem atrapalhar ou impedir que sua empresa tenha resultados positivos.

Na prática, a auditoria financeira avalia todas as transações, como pagamento de fornecedores, salários, contas, além do valor patrimonial da empresa, bem como seu valor de mercado. Esse tipo de relatório é ótimo para apoiar as organizações no combate de fraudes, desvios e furtos que podem ser executados por funcionários ou qualquer outra pessoa mal-intencionada.

Vale destacar que relatórios de boa qualidade oferecem uma nova perspectiva para a cultura da organização. Nos últimos anos, a auditoria vem ganhando mais ênfase, uma vez que conta com uma regulamentação mais rígida e cobranças crescentes dos stakeholders e da sociedade.

Agora que você já entende quais são os tipos de relatórios de auditoria, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o artigo “Como a auditoria contribui para o processo de governança e para a construção da credibilidade do seu negócio” e aprofunde-se no assunto!