A importância da análise financeira na gestão empresarial

A importância da análise financeira na gestão empresarial

sex 09 dez 2022

A análise financeira é um dos pilares dos negócios atuais. As demonstrações financeiras fornecem uma percepção geral sobre a sua gestão empresarial.

Vale destacar que a partir da análise financeira é possível determinar se a sua empresa está estável, lucrativa e se é ou possui um investimento atraente. Para ajudá-lo, reunimos algumas informações para você entender mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é análise financeira?

De maneira simples, a análise financeira é a verificação realizada por uma empresa para determinar sua situação financeira.

A análise financeira gera, para as organizações, informações para tomadas de decisão mais assertivas e um olhar mais aprofundado sobre como está a situação da organização, propiciando mais transparência.

A análise desses dados ajuda o seu negócio a obter novas perspectivas, prever lucros e desenvolver métodos eficazes para lidar com possíveis problemas financeiros.

Qual é a importância da análise financeira?

Uma análise financeira é importante para fornecer insights com legitimidade para as tomadas de decisões. No entanto, os dados financeiros de uma companhia são úteis em diversas situações. Por exemplo, os investidores exigem tais demonstrações para identificar quando e quanto investir.

Ter uma previsão monetária prudente faz com que sua organização tenha longevidade e permaneça competitiva no mercado. Vale destacar que a análise desses dados ajuda a verificar se o seu negócio está atingindo os objetivos desejados.

Permite insights aprofundados

A sua empresa pode usar a análise financeira para obter informações detalhadas sobre sua situação e áreas que precisam de atenção e melhorias, como fluxo de caixa, gerenciamento de ativos e gestão de lucros.

Aprimora a tomada de decisões

A análise de dados financeiros auxilia na tomada de decisões e fornece conhecimento e insights financeiros excepcionais para ajudar a sua empresa a se adaptar a um ambiente de negócios ágil.

Por que contratar uma consultoria financeira?

Uma vez que as atividades financeiras de uma empresa representam tarefas cada vez mais volumosas e operacionais, contar com profissionais especializados é imprescindível. A Mazars Brasil tem uma equipe capacitada para gerenciar as contas a pagar e receber, operações de câmbio, controle de fluxo de caixa.

Você gostou deste artigo sobre a importância da análise financeira? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim você vai receber as nossas atualizações no seu e-mail sempre que tivermos alguma novidade!