IoT: entenda o que é, tendências e como implementar

IoT: entenda o que é, tendências e como implementar

seg 12 dez 2022

A internet das coisas está no nosso dia a dia. Desde pequenos utensílios domésticos até tecnologias industriais de grande escala podem ser conectados por meio da IoT. As aplicações dessa tecnologia são quase ilimitadas.

Os médicos podem usar a IoT para monitorar a saúde dos seus pacientes à distância. Os agricultores podem inspecionar colheitas e animais. As empresas podem controlar processos complexos.

Neste post, vamos abordar o que é a internet das coisas, qual o seu papel, as tendências do IoT e como implementar com segurança. Continue a leitura e acompanhe tudo sobre o assunto!

Qual o papel da IoT?

O conceito de internet das coisas no dia a dia é tornar nossa vida mais prática. A partir da coleta de dados, a ideia é que tudo, como carros, eletrodomésticos, sistemas de resfriamento e outros aparelhos com sensores IoT possam facilitar a comunicação entre pessoas e dispositivos inteligentes.

Quando você implementa a internet das coisas no seu negócio, todas as informações são processadas e armazenadas em. Com o mínimo de intervenção humana, os dispositivos conectados à IoT podem monitorar seu o uso e a sua condição  em coleta de dados, e automatização de processos, tornando as suas funcionalidades mais autônomas.

Quais as tendências da Internet das Coisas?

Aumento das novas tecnologias com 5G

A tecnologia 5G não representa apenas uma nova era das redes sem fio, é um recurso que fornece a infraestrutura para suportar de maneira eficiente o processamento de um grande volume de dados necessários para os dispositivos da IoT.

O 5G é significativamente mais rápido, possibilitando que dispositivos IoT respondem a comandos com um desempenho mais acelerado e  confiável. Menor latência, ampla cobertura e processamento de um grande volume de dados em tempo real são outros atributos que o 5G trará para o seu dia a dia.

Cibersegurança para dispositivos IoT

Sem dúvidas, o crescimento da IoT trará novas vulnerabilidades para a segurança dos seus negócios. Isso porque, se um dispositivo for comprometido, outros itens que estão conectados a ele poderão enfrentar a mesma vulnerabilidade.

Ao implementar tecnologias IoT na sua empresa, é imprescindível a atualização dos seus protocolos de segurança. Portanto, a segurança cibernética deve estar no topo da sua lista, uma vez que as tecnologias estão evoluindo muito rapidamente.

Tecnologias IoT para cidades inteligentes

A Internet das Coisas está no centro das cidades inteligentes. O monitoramento do tráfego por meio de sensores posicionados estrategicamente é um ótimo exemplo.

A iluminação pública inteligente também tem inúmeras vantagens. Elas podem facilmente servir como plataformas para sensores, dos quais podem ser usados para detectar condições climáticas, hospedar WiFi público e fazer a vigilância das ruas.

Com esses sistemas, os analistas podem obter informações valiosas que geram insights para criar soluções inteligentes e melhorar a eficiência e os serviços prestados aos cidadãos.

Blockchain

O blockchain é um banco de dados avançado, que permite um compartilhamento mais transparente de informações na rede das empresas. Essa tecnologia armazena todos os dados em blocos, os quais são interligados em cadeia.

Uma vez que não é possível alterar a cadeia de dados sem a permissão da rede, existe a possibilidade de usufruir desse mecanismo para monitorar pedidos, pagamentos e outras transações importantes. Devido a esse reforço de obstrução das operações não autorizadas, você pode visualizar informações mais consistentes sobre o seu negócio.

Edge computing

O edge computing, ou computação de borda, é uma infraestrutura de TI que deve ser implementada em 50% das empresas até 2023, substituindo os data centers.

Essa tendência não só ajuda a reduzir a latência das tecnologias IoT, como também tem potencial para aumentar a segurança do processamento de dados. Devido a essas vantagens, é possível que haja menos oportunidades das informações transmitidas serem interceptadas por hackers.

Ainda que você implemente quaisquer dessas tendências ao seu negócio, existem algumas medidas gerais de proteção de informações necessárias para garantir a confiabilidade de uma tecnologia IoT. Isso inclui o uso de softwares autorizados e devidamente autenticados na rede, antes da coleta de dados.

Uma implementação segura é essencial para que sua empresa não sofra constantemente com ataques de hackers ou passe por situações que impactem de forma negativa na confiança dos seus clientes perante os serviços oferecidos

Você gostou deste conteúdo sobre IoT? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma você pode receber as nossas atualizações no seu e-mail!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *