Sistema ERP: o que é e como funciona?

Sistema ERP: o que é e como funciona?

ter 13 dez 2022

Organizações de praticamente todos os setores aproveitam os recursos e os benefícios de um sistema ERP para agilizar seus principais processos. Investir nessa tecnologia é uma grande decisão, pois sua implementação oferece uma boa vantagem competitiva.

Como qualquer investimento significativo em tecnologia, a implementação envolve muito planejamento e definições de metas para o seu negócio. Afinal, um sistema ERP tende a trazer um enorme impacto positivo para qualquer empresa, quando implementado e gerenciado de maneira eficaz.

Para ajudar você a prosperar nesse mundo em que os processos exigem agilidade, reunimos algumas informações para que você entenda o que é ERP, os benefícios desse sistema para o seu negócio e quais as tendências da ferramenta. Acompanhe!

O que é sistema ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, em inglês. Essa plataforma integra todos os dados e os principais processos de uma empresa. Isso permite uma visão em tempo real de todas as operações do seu negócio. Além disso, oferece possibilidades para simplificar e automatizar muitas demandas.

Um sistema ERP normalmente tem o potencial de garantir funcionalidades necessárias para o dia a dia da sua empresa. Por isso, são ferramentas altamente personalizadas. Para aproveitar todo o potencial da plataforma, a implementação do ERP de maneira adequada é essencial para otimizar o desempenho da sua equipe.

Benefícios do ERP

Agora que você já entende o que é ERP, uma das primeiras perguntas é: como esse sistema pode ajudar seu negócio? Bom, é simples! Essa ferramenta de controle de andamento de processos para as empresas, oferece relatórios valiosos e várias oportunidades para aumentar a produtividade.

Claro, essas são as principais vantagens de se implementar um sistema ERP na sua organização. Mas estamos aqui para ajudar você a entender o que essa tecnologia pode fazer por um negócio como o seu. Vamos lá?

Visibilidade e simplificação do fluxo de trabalho

A visibilidade e simplificação do fluxo de trabalho são os principais benefícios do ERP. O recurso possibilita decisões mais rápidas, uma vez que todos os gestores têm todo o contexto relevante para auxiliá-los.

Por exemplo, se o time de compras puder verificar o status de pedidos em trânsito que ainda não chegaram ao estoque, eles podem incluir esses itens nos pedidos que estão prestes a serem enviados para evitar excesso ou estoque insuficiente.

Ter a possibilidade de visualizar o fluxo de trabalho e os dados gerenciados por outras equipes pode contribuir para que todos façam seu trabalho ainda melhor. Isso porque, assim como um sistema ERP padroniza informações, ele também padroniza o fluxo de trabalho.

Desse modo, elimina o tempo e o esforço gasto tentando simplesmente encontrar as informações necessárias para que todos sigam as mesmas práticas recomendadas.

Business Intelligence a análise de dados

Muito do valor de um sistema ERP pode ser atribuído ao fato de que todos os dados de diferentes departamentos são armazenados em um só lugar. Sem essa ferramenta, as informações geralmente se espalham por toda a empresa em diversos aplicativos e planilhas, tornando difícil o rastreio. Sem contar que essa abordagem resulta em materiais duplicados em formatos inconsistentes.

Portanto, ter registros precisos e atualizados que sejam fáceis de encontrar podem reduzir o tempo e os custos da sua empresa. Além de oferecer insights necessários para tomadas de decisões mais assertivas. Isso torna o trabalho mais transparente, gerando condições mais favoráveis para um ambiente sustentável de governança corporativa.

Centralização da informação

Muitos dos benefícios do ERP facilitam a centralização das informações do backoffice. O sistema oferece mais autonomia aos seus funcionários.

Atualmente, os times não utilizam aplicativos ou softwares que apenas eles têm acesso. Quando os colaboradores se comunicam com mais frequência e operam juntos, toda a organização se beneficia.

Quais são as últimas tendências nos sistemas ERP?

Os sistemas ERP amadureceram e expandiram seu alcance para dar suporte à maioria das exigências do seu negócio. Desde processos internos, como contabilidade, RH, compras e produção, até a automatização do Sales Force Automation, marketing e e-commerce.

As empresas optam pelo ERP não apenas pensando no custo-benefício de eliminar processos redundante no dia a dia de trabalho. Mas esse serviço também fornece aos seus funcionários acesso a informações importantes na hora de tomar as melhores decisões.

Vale destacar que à medida que as organizações dependem cada vez mais dessa ferramenta para administrar seus negócios, novas tecnologias são incorporadas para oferecer todo o suporte necessário para atender amplas funções. Por exemplo:

Monitoramento mobile

Atualmente, os sistemas ERP não são criados para serem vinculados a um único dispositivo. Sem contar que o suporte mobile é considerado um recurso básico desta ferramenta, não é mesmo?

Ter a possibilidade de trabalhar fora do horário comercial para realizar algumas operações a qualquer hora e em qualquer lugar é essencial. Especialmente, para empresas que prestam serviços internacionais.

Dessa forma, você não precisa abrir o notebook no meio de uma confraternização ou voltar para o escritório em pleno final de semana para finalizar seu serviço. Acessar dados importantes em tempo real acelera os processos, aumenta a produtividade e economiza tempo.

Dados na nuvem

Um sistema ERP na nuvem é mais flexível, escalável e está se tornando cada vez mais popular em muitas empresas de pequeno, médio e grande porte. Totalmente gerenciadas por provedores, a tecnologia em nuvem é mais sustentável e simples de adotar.

Levando em conta que muitas soluções ERP são baseadas em módulos, sua empresa pode obter apenas os itens que realmente necessita. Isso permite que você tenha um controle mais rígido do seu orçamento. Claro, existem inúmeros modelos de implementação e selecionar esses serviços depende de vários fatores.

ERP + IA

Com dados cada vez mais complexos, um sistema de ERP mais robusto pode ser a solução ideal para a coleta de dados em grandes quantidades. Ao unir Inteligência Artificial e as inovações do ERP, as informações podem ser facilmente transformadas em insights para ajudar na tomada de decisões mais precisas e inteligentes.

Essa tendência faz com que a sua organização possa se beneficiar da automação para melhorar a produtividade, a eficiência e os lucros. Assim, seus funcionários têm a oportunidade de se concentrar em atividades de maior relevância.

O que você achou de conhecer mais os benefícios de implementar um bom sistema ERP no seu negócio? Bom? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para acessar nosso site e conhecer nossas abordagens de gestão!