Os efeitos da pandemia na transformação digital

Os efeitos da pandemia na transformação digital

qua 21 dez 2022

A adaptação ao cenário digital não é uma tendência recente, já que nos últimos anos, tecnologias dos mais diferentes portes, segmentos e funcionalidades foram incorporadas à nossa rotina. Da participação dos sistemas operacionais inteligentes, como a Alexa e a Cortana, no nosso dia a dia,  até as mudanças governamentais como a implantação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para a sustentação do programa Internet Para Todos, diversos exemplos comprovam que o mundo exige uma adequação e inclusão ao universo tecnológico cada vez mais acelerada.  

E esses são apenas dois exemplos – dos mais triviais aos mais tecnológicos –  que entraram em pauta após o mundo parar por um motivo: a pandemia de COVID-19. Nos últimos dois anos, a necessidade de isolamento foi responsável por readequar toda a nossa realidade, mudando o rumo dos negócios em diversos setores.

O “novo normal”, como num estalar de dedos, exigiu mudanças rápidas e trouxe a tona novas urgências, como a migração massiva do modelo de trabalho para os modelos de home-office ou híbridos, fazendo com que a transformação digital passasse a não ser apenas um processo gradativo e natural, mas uma prioridade essencial para que instituições mantivessem seu crescimento sustentável em um dos momentos mais instáveis em todos os âmbitos da história humana. 

E se manter competitivo neste novo cenário econômico exige novas estratégias e práticas. Com a pandemia, muitos empresários passaram a reconhecer a importância estratégica da tecnologia como um componente crítico, não apenas um recurso de eficiência de custos. Se você quer entender mais sobre os efeitos da pandemia na transformação digital e como eles podem – ou poderiam – estar afetando a sua empresa, continue lendo. 

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo pelo qual as empresas incorporam tecnologias aos seus negócios para impulsionar mudanças fundamentais. Com isso, garantem maior eficiência, agilidade e proporcionam novos valores aos seus funcionários, clientes e investidores.

Cada empresa tem uma jornada única para a transformação digital. Por exemplo, você pode incluir IA ou ferramentas em nuvem para aprimorar a experiência dos seus clientes, ou reformular a gestão da sua cadeia de suprimentos para fazer um uso mais eficaz do aprendizado de máquina.

De qualquer forma, a transformação digital exige uma nova mentalidade. Mergulhar nessa jornada é reimaginar como sua organização pode realizar suas tarefas. E muitas vezes é necessário começar do zero.

Seja traduzindo os dados do meio analógico para o digital, ou implementando novas tecnologias para mudar totalmente o processo, mudar o pensamento tradicional para uma abordagem colaborativa e experimental é inevitável.

A pandemia, como já mencionado, foi um momento em que muitas empresas tiveram que criar soluções rápidas para recalcular suas rotas para melhorar a experiência do cliente. Além disso, a transformação digital estimula o crescimento do seu negócio e impulsiona a inovação dos seus funcionários.

Como a pandemia acelerou a transformação digital?

A pandemia de COVID-19 nos mostrou quão essencial é o papel da tecnologia para as empresas. Uma boa infraestrutura digital permitiu que muitas organizações fizessem sua transformação digital com facilidade que não seria possível em décadas anteriores.

Embora a tecnologia já fizesse parte do nosso cotidiano antes da pandemia, uma das preocupações de muitas empresas era com a inovação dos processos internos e externos. Portanto, a adoção de uma infraestrutura em nuvem se tornou essencial para se adaptar aos trabalhos remotos.

Com a ascensão do home office, a atualização nos protocolos de segurança também foram extremamente necessários para uma transição sem grandes riscos na hora de preservar o armazenamento de dados das organizações.

A implementação de sistemas ERP mais robustos para a gestão empresarial também tem sido uma estratégia que ajuda a agilizar a rotina dos funcionários, integrando os principais setores da empresa. Essa tecnologia garante maior controle, eficiência e tomadas de decisões mais assertivas.

Estratégias de transformação digital

A transformação digital requer planejamento, experiência e uma abordagem radical com relação às práticas tradicionais. Para isso, existem alguns componentes que devem ser levados em consideração na hora de criar a sua estratégia. Confira!

Cultura inovadora

Uma mudança de cultura é fundamental para as organizações que desejam realizar a transformação digital nos seus negócios. Criar um ambiente que promova o pensamento criativo e a experimentação ajuda a melhorar o desempenho da sua empresa.

Tudo começa com o uso de sistemas automatizados, como chatbots, IA, big data e aprendizado de máquina para agilizar o dia a dia dos gestores e demais funcionários. Além de oferecer uma experiência única aos clientes.

É importante ressaltar que na transformação digital, a experimentação é o carro-chefe da adaptação. Portanto, sua empresa também precisa se sentir confortável em experimentar novas tecnologias. Mas também estar preparada se caso algo dê errado. Essa é a essência de uma cultura adaptativa.

Análise de dados

Analisar os dados pode ajudá-lo a encontrar as melhores soluções e aprimorar suas estratégias para aproveitar ao máximo sua jornada para a transformação digital.

Nesse momento, contar com sistemas integrados de gestão empresarial é importante. A implementação de um serviço ERP, por exemplo, permite que a sua equipe tome decisões assertivas de maneira inteligente em todos os processos.

Tecnologias adequadas

Seja para atualizar seus processos ou criar um ambiente digital totalmente novo, encontrar a ferramenta certa para apoiar sua equipe nessa empreitada é imprescindível para um resultado bem-sucedido.

Uma vez que essa etapa requer um investimento financeiro, certifique-se de contratar um serviço que atenda ao seu plano de negócio. Considere o orçamento e, em seguida, as melhores opções disponíveis. Nesse momento, contar com uma consultoria especializada é fundamental para nortear suas escolhas.

Você gostou deste conteúdo sobre como a pandemia acelerou a transformação digital? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim você vai receber todas as nossas novidades no seu e-mail!