O que é BPO?

O que é BPO?

sex 23 dez 2022

O BPO fiscal, contábil e operacional é uma solução que impacta na eficiência das operações e dos processos da sua empresa. Contratar um suporte externo de profissionais especializados ajuda a alavancar o desempenho, a garantir processos de conformidade e a  alcançar maior flexibilidade na obtenção de recursos e habilidades.

Manter uma estratégia operacional relacionada a diversas áreas é essencial para sustentar a sobrevivência do seu negócio no mercado competitivo contemporâneo, que requer adaptações frequentes e excelência na gestão empresarial

Por isso, contar com o suporte de especialistas externos é uma ótima alternativa, traz vantagens significativas para o negócio como um todo. Visto que, intermediar funções que são importantes para o funcionamento da sua empresa, mas que não estão relacionados diretamente ao cerne da sua organização é uma das práticas que tornam as operações menos onerosas e favorece a qualidade dos processos em todas as áreas.

É aí que entra o BPO. Mas se você ainda não sabe o que é BPO, não se preocupe. Continue acompanhando este artigo para entender!

O que é BPO?

BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que em tradução livre quer dizer “terceirização dos processos de negócio”. Basicamente, é a contratação de uma equipe que executará tarefas operacionais importantes para a sua empresa, mas que não são atividades relativas ao seu produto ou serviço principal.

O objetivo do BPO é atuar diretamente nos pontos problemáticos do seu negócio, melhorando a produtividade de departamentos específicos que exigem atenção e precisão nas entregas. De forma geral, o Business Process Outsourcing tem como propósito disponibilizar um suporte especializado,  executado por profissionais com expertise consolidada.

Por que contratar uma equipe de BPO?

Existem diversas tarefas que são consideradas secundárias, mas que são essenciais para o sucesso do seu negócio. Contudo, o BPO pode trazer inúmeros benefícios. Por exemplo:

Redução de custos

Uma empresa especializada em BPO conta com tecnologia de ponta e especialistas altamente qualificados. Isso libera você do investimento em equipamentos, softwares e treinamentos. Além de possibilitar a redução de custos em diversos departamentos. Até porque, contar com a expertise de uma equipe terceirizada garante acesso a tecnologias modernas e o melhor aproveitamento das funcionalidades dos seus recursos. 

Aumento da produtividade

Quando os serviços  essenciais são terceirizados, há  uma otimização do tempo para se dedicar ao core business da sua organização. O BPO proporciona ótimos ganhos e vantagens competitivas com relação aos seus concorrentes, favorecendo a alta produtividade em todas as frentes de atuação do negócio,  através da sua capacidade de adaptação e inovação ágeis e constantes.

Eficiência operacional

É nítido o ganho de eficiência da sua empresa ao terceirizar processos de negócios fiscais e contábeis. Suas tarefas serão executadas por profissionais altamente qualificados e preparados para efetuar as atividades com mais agilidade e exatidão, considerando as mudanças de cenários constantes.

Mais flexibilidade

Quando as análises fiscais, contábeis e financeiras da sua empresa seguem o modelo de BPO, seus funcionários não precisam se preocupar com elas.   Estas tarefas  podem ser facilmente alocadas em diferentes áreas do seu negócio, logo,  todos os colaboradores dedicarão mais tempo aos projetos principais da sua marca.

Vale ressaltar que  transferir o trabalho interno para uma empresa de BPO fiscal e contábil requer uma boa gestão de mudanças, pois afeta a rotina dos funcionários, do fluxo de trabalho e das operações de maneira geral. Portanto, o processo de tomada de decisão sobre a terceirização envolve um pensamento estratégico por parte dos executivos. Agora que você entende o que é BPO fiscal e contábil e as vantagens desse serviço para o seu negócio, aproveite a visita ao blog para ler o texto “Mais precisão e menos adversidade para sua empresa: os efeitos da terceirização da folha de pagamento” e tornar-se expert no assunto para começar a focar no core business do seu negócio!