5 riscos de setores de RH mal estruturados

5 riscos de setores de RH mal estruturados

seg 26 dez 2022

Em um mundo onde o capital humano faz toda a diferença na produtividade de uma empresa, investir no gerenciamento, capacitação e crescimento profissional dos colaboradores se torna uma prática extremamente importante para reduzir os riscos no setor de RH. Afinal, esta é uma área capaz de formar uma equipe qualificada, mais motivada e com maior sinergia de trabalho.

O RH é responsável por zelar pelo bem-estar e desempenho dos colaboradores, criando, organizando e administrando todo o processo de inclusão de novos colaboradores e o sistema de gestão de desempenho que seja capaz de manter a produtividade e o crescimento profissional de cada funcionário. Um RH mal estruturado pode provocar riscos que comprometem a longo prazo o funcionamento do negócio como um todo. Neste artigo, apresentaremos cinco dos principais riscos no setor de RH. Confira abaixo:

5 riscos no setor de RH que você precisa considerar

1 – Cultura organizacional fraca

Quando o gestor contrata um candidato que não compartilha dos mesmos valores e objetivos da empresa, a cultura organizacional é afetada negativamente. Uma cultura fortalecida é capaz de prevenir e evitar conflitos internos. Além disso, colaboradores que estão conectados aos valores da organização e que procuram evoluir com base na missão e na visão da empresa colaboram para manter o equilíbrio e a harmonia do estabelecimento.

Por isso, além dos conhecimentos técnicos necessários para a contratação de novos talentos, é preciso também analisar as virtudes éticas e morais do candidato.

2 – Baixa produtividade

Além de afetar negativamente os resultados financeiros da empresa, a baixa produtividade dos colaboradores também pode atrapalhar o relacionamento com os clientes e com a equipe no geral. Para corrigir esse tipo de problema, é importante identificar quais colaboradores estão prejudicando as metas e os resultados da empresa ou apresentando comportamentos inapropriados.

Após identificá-los, tenha uma conversa franca com o profissional e dê espaço para que ele possa expressar os sentimentos e contar os motivos que o influenciam a esse comportamento. Leve em consideração estas informações para traçar um plano de ação que favoreça a todos e ofereça feedbacks construtivos durante o processo de avaliação, focando também em elogios e reconhecimento para motivar e influenciar positivamente na jornada de trabalho do colaborador.

3 – Comunicação interna empobrecida

Nenhum profissional consegue se sentir satisfeito em fazer parte de uma empresa onde a comunicação interna e o clima entre os colaboradores é ruim. Informações conflitantes são um risco grande para a organização, pois elas podem causar desmotivação da equipe, descumprimento dos deveres, alta rotatividade e queda de rendimento.

Além disso, a comunicação interna mal executada também pode impactar negativamente a imagem da empresa, já que gera falta de alinhamento entre os membros das equipes, refletindo na entrega de produtos ou serviços aos clientes com menor qualidade.

Para lidar com esse e outros tipos de problemas de comunicação, é indicado que a empresa invista periodicamente em pesquisa de clima e comunique as informações de forma clara e objetiva para a equipe. O responsável pela área deve implementar ações com o objetivo de fortalecer a cultura interna e aprimorar a retenção de talentos.

4 – Baixa retenção de talentos

A grande rotatividade gera altos custos para uma empresa. Um dos maiores desafios do RH é fazer com que os talentos permaneçam na organização. Se não existir um RH bem estruturado, bons profissionais podem perder o prazer de trabalhar em uma empresa por falta de motivação, ocasionando na saída de talentos que poderiam auxiliar o negócio a se desenvolver mais. É importante que o RH identifique estes colaboradores desmotivados e tenha uma conversa para compreender melhor quais os motivos que causam esta alta taxa de rotatividade.

5 – Falta de inovação

Uma empresa organizada e composta por colaboradores alinhados aos valores da marca contribui para a construção de um ambiente seguro, propaga a cultura organizacional estabelecida  e  favorece a criatividade e o pensamento crítico. Uma gestão muito bem estruturada se torna sinônimo de inovação frente à concorrência. Uma equipe que possui má gestão e trabalha com um déficit de inovação tende a não aproveitar as vantagens competitivas frente à concorrência, logo, impactando na lucratividade do negócio. 

Conseguiu identificar se a sua empresa pratica algum destes erros apresentados neste artigo? Entre em contato com a Mazars e saiba como transformar a sua cultura organizacional  e proporcionar mais satisfação  para todos os seus colaboradores. Somos uma empresa inovadora no ramo de Auditoria, BPO, Consultoria, TAX, Financial Advisory e Digital e entregamos soluções sob medida para todas as suas necessidades.