Como avaliar os riscos de uma startup?

Como avaliar os riscos de uma startup?

qua 28 dez 2022

Quando falamos sobre startups, logo vem à mente soluções disruptivas. Afinal, criatividade é o que rege muitas das propostas desse modelo de negócios. No entanto, os riscos de uma startup são muitos e podem impactar na sobrevivência do empreendimento.

Segundo a Associação Brasileira de Startups, de 2015 a 2019, o número de startups aumentou em torno de 207%, passando de cerca de 4 mil para 12 mil empresas – o que corresponde ao crescimento de 26,75% ao ano.

Começar um novo negócio é arriscado, afinal, a empresa precisa ter sustentabilidade e boa gestão para conseguir gerar retorno e garantir sua sobrevivência. No caso de startups, a gestão de riscos controlados pode ser determinante para o sucesso do empreendimento – principalmente, nos estágios iniciais de crescimento do seu projeto.

Evidentemente, os riscos existem em todas as fases do crescimento de um negócio. No entanto, os riscos iniciais podem impactar a longo prazo, no sentido de prejudicar a execução do objetivo do empreendimento antes de seu início pleno. Por isso, reunimos alguns problemas que você pode enfrentar e possíveis caminhos para evitar ou  os danos. 

Objetivos confusos

Ter uma grande ideia é importante, no entanto, é essencial informar como esta ideia será efetivamente executada – o que é um grande desafio.

Qual é o seu produto? Qual problema ele resolve? Como você pode comercializá-lo? Se você não consegue responder a essas perguntas para os seus amigos e familiares, será difícil vender a ideia para um cliente ou investidor.

Esse é o primeiro risco que se pode encontrar como um empreendedor. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado. Para tanto, é fundamental a realização de uma pesquisa de mercado para garantir que exista espaço adequado para o seu negócio.

Falta de oportunidade no mercado

Conforme mencionamos, a pesquisa de mercado permite a criação de objetivos mais claros, auxiliando na análise de perfil de seus potenciais clientes e também dos motivos que os levariam a pagar por seus produtos e/ou serviços.

A pesquisa também ajuda você a entender a sua concorrência. Por exemplo, o setor já está saturado? Existe um nicho inexplorado no qual você pode se concentrar?

Vale destacar que, de acordo com a Fundação Dom Cabral, responsável pela pesquisa sobre identificação dos padrões no empreendedorismo brasileiro, 35% das startups vão à falência, porque não havia necessidade de mercado para o seu negócio. Nem todas as ideias que parecem boas no papel são tão eficientes quando se tornam reais.

Falta de orientação adequada

Qualquer empresário necessita de auxílio e capacitação para conseguir entender os desafios à frente e como solucioná-los da melhor forma possível.

Pode ser interessante investir em networking . Desta forma, a experiência de pessoas que já passaram por estes desafios pode ser importante para você se referenciar e colocar possíveis soluções em prática.

Participar de convenções de negócios e interagir com outras pessoas nestes eventos também pode servir como caminho para aumentar seu networking. O Linkedin também é uma excelente plataforma para criar uma rede de contatos.

Falhas na segurança cibernética

Atualmente, as empresas enfrentam inúmeros riscos com a segurança, em especial quando considerado a cibersegurança

Desta forma, educar os colaboradores sobre os riscos de segurança, além de contratar uma equipe especializada em Cyber Security, são ações recomendadas.

Gostou deste artigo sobre os riscos de uma startup? Continue com a visita e confira o episódio do nosso podcast Sala de Negócios “Como funciona o investidor-anjo”. Assim, convidamos você a se aprofundar nesse universo.