Novas tendências tecnológicas: 5 inovações que vão mudar o mercado

Novas tendências tecnológicas: 5 inovações que vão mudar o mercado

qui 29 dez 2022

A tecnologia está evoluindo em ritmo acelerado, impactando o mercado e o dia a dia de pessoas e empresas, com tendências tecnológicas em ascensão. Vale ressaltar que a pandemia contribuiu para essa aceleração.

A inteligência artificial está se tornando mais predominante em aplicações de alta tecnologia, com o avanço do machine learning. É importante manter-se atualizado com as tecnologias emergentes e permanecer com os olhos no futuro para entender quais habilidades e recursos você poderá oferecer relativas ao mercado digital, garantindo um serviço de qualidade para os seus clientes.

Reunimos abaixo cinco tendências tecnológicas que poderão contribuir para um mercado mais produtivo e conectado aos anseios dos consumidores. Confira a seguir.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem recebido grande destaque e investimento na última década. No entanto, apesar de seu crescente desenvolvimento, ainda vemos os primeiros passos desta tecnologia promissora.

A IA já é conhecida por sua superioridade no reconhecimento de imagem e fala, aplicativos de navegação, assistentes pessoais, entre outras funcionalidades.

Além disso, essa tecnologia será ainda mais usada para analisar interações, entregando informações e indicando caminhos que auxiliarão a prever a demanda por serviços. 

Isso permite que os gestores tomem as melhores decisões sobre a utilização dos recursos e, também, para detectar os padrões de mudanças do comportamento do cliente, analisando dados em tempo real, indicando onde aumentar a geração de receitas para o empreendimento e criando experiências personalizadas.

Extended Reality (XR)

Nos últimos anos, com a criação de ferramentas como o Metaverso (da Meta, proprietária do Facebook e Instagram) ou a criação de óculos de realidade virtual por empresas como a Google, as tecnologias de realidade virtual passaram a entrar no enfoque do mercado – seja para aplicações de experiência do usuário, seja para aplicações avançadas de medicina e engenharia. 

O fato é que as aplicações de Extended Reality (XR) podem transformar a maneira de interagir com produtos e serviços, sendo uma forte tendência para os próximos anos com a evolução e ampliação de uso desta tecnologia.

Impressão 3D

Uma tendência importante em inovação é a impressão 3D. Com esta tecnologia, setores como o aeroespacial, médico, da construção civil e outros viram um novo modo de produção surgir; além disso, a tecnologia de impressão 3D facilitou a criação de protótipos para uso industrial.

Até um tempo atrás jamais imaginaríamos imprimir um objeto real em uma impressora. Mas hoje isso é uma realidade. Dessa forma, a impressão 3D é outra inovação que veio para ficar.

Internet das Coisas (IoT)

Outra tendência tecnológica promissora é a IoT. Muitas “coisas” estão sendo desenvolvidas com conexão à redes móveis de internet ou WiFi, conectando diversos aparelhos e dispositivos.

A Internet das Coisas é o futuro e já possibilitou que gadgets, eletrodomésticos e carros se mantenham conectados. Como consumidores, já nos beneficiamos da IoT.

Atualmente, podemos trancar nossas portas remotamente, ligar o ar condicionado de nossa casa enquanto estiver na rua,e monitorar nossa saúde por meio de um smartwatch. Além disso, a IoT permite um aprimoramento da segurança, eficiência e tomada de decisão para as empresas à medida que os dados são coletados e analisados.

Estamos apenas nos estágios iniciais dessa nova tecnologia. Portanto, as previsões são a criação de uma enorme rede de dispositivos interconectados que abrange tudo, desde smartphones a utensílios domésticos. Claro, é esperado que novas tecnologias, como o 5G, impulsionem o crescimento do mercado.

Confiança digital

Com as pessoas conectadas nos seus dispositivos, é fundamental um ambiente tecnológico que assegure a segurança de dados e informações dos usuários, tornando toda a estrutura mais confiável. Para isso, a cibersegurança e o hacking ético estarão ainda mais em evidência a partir de 2023, exigindo uma equipe especializada para atingir níveis de segurança mais elevados. Como pode ver, as tendências tecnológicas para 2023 são a porta de entrada para mais possibilidades de inovação em muitos setores. E não para por aí! Então, continue a visita ao blog e leia o texto “Investimentos em tecnologia não param de crescer: foco está em cibersegurança e RPA”.