Selo Pró-Ética: como certificações de programas de integridade podem ajudar a comprovar boas práticas de governança

Selo Pró-Ética: como certificações de programas de integridade podem ajudar a comprovar boas práticas de governança

sex 30 dez 2022

Cada vez mais cresce a preocupação com o tema ESG. Um dos pilares importantes é a governança das empresas, que precisa ser transparente e ter um programa de integridade que siga a lei. As empresas estão sendo demandas para que sejam reguladas, com mecanismos de controles que minimizem os riscos, sejam de perdas financeiras ou dados de reputação na imagem, com descumprimento de normas ou leis, relacionados ao código de ética.  

Diante desse cenário, a Controladoria Geral da União (CGU), que inclusive tem um programa chamado Selo Pró-Ética, em parceria com o Instituto Ethos, faz auditorias para companhias que fazem a adesão voluntária com interesse em receber o certificado de que possuem um programa de integridade adequado, após passar por toda a inspeção. 

O processo para conseguir o Selo Pró-Ética

As organizações interessadas em participarem do próximo processo da CGU têm até o dia 31 de janeiro para se inscreverem. No entanto, fazemos um alerta: é preciso realizar uma avaliação de maturidade para identificar se ainda há tempo para participar desse processo; ou se for começar do zero, iniciar toda a preparação para se inscrever na próxima edição, que acontece a cada dois anos. 

Como aponta Cláudio Peixoto, sócio de Financial Advisory, após fazer a análise de maturidade, caso a empresa já tenha um código de ética, canal de denúncias instaurado, colaboradores que já tenham sido treinados e procedimentos para investigações internas, ela não está partindo do zero. O próximo passo para as organizações que já vão participar dessa auditoria é ter um cronograma e seguir um planejamento de atividades para resolver o que falta ou está pendente. 

O impacto para a governança das empresas

Entre os pontos importantes de adoção de sistemas integrados de governança, gerenciamento de riscos e conformidade nas empresas, estão o apoio na tomada de decisões e as estratégias para se obter resultados mais sustentáveis e com menos probabilidades de riscos e crises. Além disso, a empresa mostra a confiabilidade e transparência em seus processos para atrair eventuais investidores, como aponta Peixoto. 

Para conferir a matéria completa, clique no botão abaixo:


A Mazars ajuda sua empresa a lidar com as complexidades de um ambiente regulatório em evolução e fornece suporte na obtenção do Selo Pró-Ética. Entre em contato conosco: