CAPEX e OPEX: o que é e quais as diferenças?

CAPEX e OPEX: o que é e quais as diferenças?

seg 02 jan 2023

Entender sobre as despesas empresariais, tanto as relacionadas a investimentos internos em estrutura quanto às despesas operacionais, é o primeiro passo para a tomada de decisão eficiente, possibilitando uma análise mais detalhada e com base em dados sobre quais novas decisões com impacto financeiro podem ser executadas e qual é o melhor momento para colocá-las em prática. 

Com inúmeros custos pontuais e recorrentes, muitas vezes pode ser um desafio acompanhar todas as despesas detalhadamente. Portanto, dividi-las em categorias pode tornar tudo isso mais simples. As mais comuns são: despesas de capital e despesas operacionais, respectivamente CAPEX e OPEX.

Neste artigo, você vai entender o que é CAPEX e OPEX, como funciona cada uma delas, suas diferenças e como calculá-las. 

O que é CAPEX e OPEX?

CAPEX é uma abreviação do termo em inglês “Capital Expenditure” que, em português, significa despesas de capital. Esses custos envolvem compras de bens ou serviços que ajudam a melhorar o desempenho da empresa a longo prazo.

Já OPEX é a abreviação para “Operational Expenditure”, que significa despesas operacionais. Estas, abrangem despesas, como aluguel, salários, viagem de negócios, além de outros custos incorridos por meio de operações comerciais comuns.

Quais as diferenças entre CAPEX e OPEX?

CAPEX são os fundos usados para comprar ativos fixos dos quais serão utilizados além do ano fiscal. Enquanto OPEX são despesas diárias necessárias para administrar uma empresa de forma saudável.

As despesas de capital são pagas de uma só vez, mas os retornos demoram muito para serem percebidos. Portanto, são custos de longo prazo.

Por outro lado, as despesas operacionais são gastos de curto prazo e geralmente são usufruídos no ano fiscal em que é adquirido. Isso significa que essas despesas serão pagas dentro de uma semana, mês ou ano.

Uma decisão baseada em CAPEX deve ser aprovada por vários gestores. Isso leva a um atraso no processo de compra. No entanto, decisões baseadas em  OPEX levam menos tempo para serem tomadas, considerando sua previsibilidade no  orçamento corporativo.

CAPEX e OPEX: qual escolher para o seu negócio?

Como pode ser visto, CAPEX e OPEX são dois termos financeiros que as empresas precisam ter familiaridade, para melhor gerir o negócio e solucionar possíveis desafios ao longo do caminho.

Enquanto as despesas de capital aumentam a capacidade de ganho e eficiência da sua empresa, contribuindo para a sua vantagem competitiva, as despesas operacionais são deduzidas no momento em que ocorrem, em vez de haver uma depreciação ao longo de vários anos. Esse modelo ajuda a avaliar a eficiência do gerenciamento de custos de uma empresa.

Independentemente da diferença entre ambos, não é possível escolher entre um e outro. Afinal, tanto CAPEX como OPEX têm igual importância no crescimento de um negócio. Portanto, a melhor alternativa é investir fundos em CAPEX somente após uma previsão adequada, juntamente com a estimativa de despesas operacionais que serão feitas no futuro.

Desse modo, é sempre bom entender tanto os custos de capital quanto os operacionais, uma vez que as duas despesas afetam a sua organização. Essa compreensão pode ajudá-lo a administrar melhor sua empresa de maneira mais saudável.

O que achou de entender um pouco mais sobre CAPEX e OPEX? Interessante? Então, aproveite a visita ao nosso blog e assine nossa newsletter.