Cibersegurança: o que é e seu impacto nas empresas

Cibersegurança: o que é e seu impacto nas empresas

sex 13 jan 2023

Quando se trata de cibersegurança, o tamanho da sua empresa não importa. Seja uma multinacional ou uma pequena empresa familiar, o risco de acontecer ataques cibernéticos existe e precisa ser mitigado.

O Brasil foi o 5º país que mais sofreu crimes cibernéticos em 2021: foram 9,1 milhões de ocorrências somente no primeiro trimestre. Isso é mais do que a quantidade de ocorrências em todo o ano de 2020, de acordo com a consultoria alemã Roland Berger.

Portanto, com empresas cada vez mais dependentes de plataformas digitais, softwares e armazenamento em nuvem,  entender a importância da cibersegurança e descobrir como ela pode ajudar você a crescer e atender melhor os seus clientes é fundamental para a proteção dos seus dados.

Neste artigo, vamos explicar o que é cibersegurança e a importância desse serviço para o seu negócio.

O que é cibersegurança?

A cibersegurança é um conjunto de processos e estratégias que ajudam a proteger sistemas críticos, dispositivos, tecnologias e dados confidenciais contra ataques e violações.

Considerando que os crimes cibernéticos estão ficando cada vez mais sofisticados, a sua empresa também precisa aprimorar seus esforços de cibersegurança para dificultar o processo.

Existem vários elementos da cibersegurança, dos quais são implementados a partir de soluções de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM), Gestão de Eventos e Informações de Segurança (SIEM) e Plataformas de Segurança de Dados (DSP).

Independentemente do setor da sua empresa, investir em segurança cibernética é essencial para manter seus dados protegidos. Afinal, hackers e empresas concorrentes podem aproveitar vulnerabilidades para coletar dados sigilosos de projetos, segredos comerciais, informações de clientes e colaboradores, dentre outros dados sensíveis, e utilizar tais informações de maneira ilegal. 

Vale destacar que nem sempre tentativas maliciosas fragilizam a infraestrutura de dados do seu negócio: desastres naturais e incidentes externos também podem colaborar com isso. Portanto, construir um ambiente que proteja cada aspecto das suas operações é fundamental.

Qual a importância da cibersegurança nas empresas?

Os custos de um ataque cibernético não são apenas financeiros. Existem diversas preocupações legais, regulatórias, além da própria reputação da marca. Leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei nº 13.709/2018), que visam a privacidade de dados, exigem que as empresas que armazenam dados de clientes tenham certos processos e tecnologias de segurança em vigor.

Um planejamento em cibersegurança bem implementado garante que, em situações de interrupção nos serviços de tecnologia, o negócio possua caminhos redundantes que permitam a operação de serviços mais essenciais – o que diminui a pressão operacional e facilita a busca pelo restabelecimento completo dos serviços tecnológicos. Para os stakeholders impactados pelo problema, tal planejamento traz credibilidade e confiança, garantindo mais fidelidade de clientes à empresa. 

A sofisticação, que ajuda o seu negócio a crescer, também permite que os hackers fortaleçam seus ataques. Por essa razão, a cibersegurança é necessária. Ela compensa tais mudanças essenciais, que são propensas a riscos.

É evidente que, não importa o setor ou o porte da sua empresa, a cibersegurança é um processo em constante evolução e importante para qualquer organização. Para isso, você pode contratar um time especializado em segurança cibernética. Se você quer se aprofundar no assunto, continue com a visita em nosso blog e ouça nosso episódio do podcast Sala de Negócios “Você se protege bem? Aprenda sobre cibersegurança para empresas” e entenda ainda mais sobre o tema com Heliézer Viana, sócio especialista em Digital da Mazars Brasil.







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *