Consultoria: o que é e seus diferentes tipos

Consultoria: o que é e seus diferentes tipos

sex 20 jan 2023

A consultoria é uma área muito versátil, que possui como foco principal auxiliar líderes, empreendedores e gerentes na jornada dos seus negócios, garantindo melhor desempenho ou alcance de metas e objetivos de um negócio.

Os consultores podem auxiliar nos planos de crescimento, expansão e transformação, entre muitas outras coisas. Além disso, um consultor pode trazer experiência externa e uma nova perspectiva, ajudando a sua empresa a abordar estratégias inovadoras e enfrentar desafios específicos.

Tomar a decisão de contratar e trabalhar com um consultor envolve muitas considerações. Para garantir que você faça uma boa escolha, é importante conhecer os diferentes tipos de consultorias. 

O que é consultoria?

Uma consultoria é especializada em ajudar clientes a resolver problemas, questões e projetos pontuais da sua empresa. Os consultores trabalham em uma grande variedade de funções e setores, compartilhando seu talento de analisar dados e identificar o melhor caminho a ser seguido por cada empresa.

Especialmente os consultores da Mazars, esses profissionais têm anos de experiência, com especialização em diferentes segmentos e modelos de negócios. É importante ressaltar, no entantol, que o trabalho dos consultores é temporário. A atuação vai depender do negócio e do desafio que tal empresa procura enfrentar.

Quais os tipos de consultoria?

Existem inúmeros tipos de consultoria que as empresas podem contratar. Abaixo, nos aprofundamos nos principais serviços prestados pela Mazars no Brasil. Confira:

Consultoria em gestão

Uma consultoria em gestão garante que líderes e principais tomadores de decisão da sua empresa usem os recursos da maneira mais eficiente para atingir os objetivos do seu negócio. Esses profissionais avaliam as estratégias atuais e oferecem novas metodologias para melhorá-las.

Os consultores podem ajustar ou reestruturar completamente como a sua organização conduz os processos, dependendo da natureza do negócio e dos procedimentos já realizados. O principal objetivo de contratar uma consultoria em gestão é reduzir despesas, aumentar lucros e melhorar a experiência dos funcionários e dos clientes. A consultoria em gestão envolve:

  • Planejamento de continuidade de negócios;
  • Estratégia e excelência do negócio;
  • Gestão de mudanças;
  • Projeto organizacional;
  • Gestão de desempenho.

Consultoria em risco

Os consultores em risco implementam seus conhecimentos de negócio e finanças para auxiliar sua organização, uma vez que ela esteja buscando reduzir ou eliminar riscos durante a execução de processos operacionais, financeiros e tecnológicos.

O serviço de consultoria vai ajudar, através do conhecimento técnico e especializado, a identificar, compreender e gerenciar os riscos associados às operações do dia a dia na sua empresa, além de facilitar o preparo estratégico para mudanças organizacionais, tecnológicas, legislativas e outras modificações relativas a impostos e diversos fatores fatores que impactam ou encarecem os processos do seu negócio. O objetivo é ter maior agilidade frente às novas oportunidades, dando às empresas a capacidade de, além de prever e responder a desafios críticos, conseguirem se manter inovadoras. O ganho objetivo é conseguir, através dos sistemas e controles de gestão de risco, cumprir a demanda de clientes, investidores e colaboradores da melhor forma. 

A consultoria em risco abrange os seguintes serviços:

  • Gestão de riscos corporativos;
  • Governança;
  • Auditoria interna;
  • Controles internos;
  • Garantia e consultoria em TI;
  • Gestão de riscos e garantia de terceiros.

Consultoria em tecnologia e digital

A consultoria em tecnologia e digital é contratada para garantir que a tecnologia usada na sua empresa não atrapalhe sua produtividade. Dessa forma, o consultor pode recomendar e implementar mudanças para melhorar os processos.

Os consultores de tecnologia têm a capacidade de preencher a lacuna entre as aplicações práticas de softwares e os objetivos estratégicos do seu negócio. Sendo assim, eles identificam problemas sistêmicos e oportunidades de otimização. Esse serviços envolvem:

  • Inteligência de negócios;
  • Soluções de análise de dados;
  • Transformação da solução corporativa;
  • Automação e digitalização de processos;
  • Roteiro estratégico.

Investigação forense e Compliance

Na área de Investigação Forense e Compliance, os profissionais lidam com investigações complexas e atribuições de resolução de conflitos. Isso inclui a determinação e a documentação de fatos e eventos relevantes.

A equipe de tecnologia forense tem ferramentas e algoritmos de análise de informações altamente qualificados à disposição. Desse modo, os consultores resolvem problemas, como quantificação e recuperação de perdas, dissuasão e prevenção de futuros contratempos semelhantes. Esse serviço engloba:

  • Investigação de fraude;
  • Gerenciamento de riscos de fraude;
  • Tecnologia forense;
  • Compliance regulatório.

Contratar a consultoria adequada pode ser um dos caminhos mais vantajosos que você pode fazer pela sua empresa. Quando se tem uma meta clara, é perfeitamente possível se conectar com um consultor que pode ajudá-lo a atingir todos os seus objetivos e impulsionar seu negócio.

É para isso que a Mazars Brasil existe. Aqui, nós entendemos suas necessidades, contexto e cultura para desenvolver serviços de excelência e com alto reconhecimento de mercado.

Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar que alia conhecimento técnico, agilidade e tecnologia para potencializar os seus resultados. Acesse nosso site agora mesmo e fale com nosso time de relacionamento.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *