5 ações cruciais para uma gestão de crise

5 ações cruciais para uma gestão de crise

sex 27 jan 2023

Uma crise pode acontecer a qualquer empresa, independentemente do tamanho. Se sua empresa  não estiver preparada, os resultados podem ser desastrosos, interna e externamente. Por isso, uma estratégia de gestão de crise bem elaborada pode ajudar a minimizar os danos causados nesses momentos.

Neste artigo, reunimos cinco etapas para ajudar você a criar um plano de ação que funcione como uma bússola para o seu negócio. 

O que é uma gestão de crise?

A gestão de crise é um plano de ação criado para ajudar uma empresa a lidar com um evento inesperado que possa prejudicar os negócios. O objetivo desse planejamento é minimizar os danos causados e contribuir para que a organização retorne às operações o mais rápido possível.

Existem inúmeras situações que podem desencadear a gestão de crise. Por exemplo, desastres naturais, violações de dados, recalls de produtos, entre outros. Embora seja impossível prever quando uma crise ocorrerá, ter um plano pode ajudar a lidar melhor com o que quer que apareça pelo caminho.

Ações cruciais para a gestão de crise

1. Crie uma equipe de gestão de crise

Quando uma situação de crise surge, é importante que os membros da equipe mais eficazes sejam designados a um comitê pré-estabelecido para gerenciar a situação.

Cada componente deve ter autoridade clara para tomadas de decisão rápidas e eficazes, e os gestores devem comunicar quem está nesse time, esclarecendo opropósito do colaborador ali integrante no diagnóstico e resolução dos problemas.

2. Reúna todas as informações

A equipe de gestão de crise deve se concentrar em coletar todas as informações possíveis enquanto compreende o impacto da situação ocorrida à organização. Obter dados reais permite que a liderança tenha insumos suficientes para dar o próximo passo na solução do problema.

3. Mantenha uma boa comunicação

Sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, manter uma boa comunicação em tempos de crise é um dos elementos mais importantes para evitar mais problemas em relação aos stakeholders da organização.

Para isso, ter um planejamento de comunicação para essa situação é essencial. Não sabemos quando uma crise pode acontecer, mas devemos estar preparados para compartilhar informações úteis e realistas.

4. Mantenha o foco

Enquanto a equipe de gestão de crise identifica o problema e planeja uma solução, a empresa não pode parar. Independentemente do que esteja acontecendo global ou localmente, manter as atividades é imprescindível.

É comum que o pessimismo possa contaminar o ambiente empresarial. Por essa razão, gerenciar de perto para tentar isolar o problema apresentado é uma forma de manter a normalidade das operações dentro do possível.

5. Atualize as metas da empresa

Após a resolução do problema, os integrantes da equipe de gestão de crise devem voltar à sua rotina. Contudo, dependendo do nível da crise pela qual sua empresa passou, os objetivos traçados podem sofrer impactos que reduzem o desempenho geral do negócio. Dessa forma, é ideal que as expectativas sejam revistas e novas metas sejam oferecidas aos funcionários.

Vale destacar que passar por esses desafios é uma forma de deixar sua empresa mais forte e confiante para encarar potenciais problemas que virão no futuro. O importante é agir com rapidez e avaliar os pontos que devem ser melhorados na gestão para que, em um próximo planejamento, o plano de ação seja mais robusto.

E no seu negócio? Você já tem um planejamento de gestão de crise? Aproveite a visita ao nosso blog para conferir um episódio do nosso podcast Sala de Negócios sobre “O olhar dos CEOs em meio a crises” e entenda mais sobre como conduzir o seu gerenciamento. Ou inscreva-se abaixo para saber mais sobre nossos serviços e novidades.







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *