Fusão empresarial: quais os tipos e benefícios

Fusão empresarial: quais os tipos e benefícios

sex 03 fev 2023

Para ganhar vantagem competitiva, a fusão empresarial pode ser uma boa alternativa. Afinal, combinar seus ativos e aumentar a participação de mercado é uma estratégia de crescimento que pode ser benéfica para algumas organizações.

Neste artigo, abordaremos os principais benefícios das fusões, seus tipos e por que as empresas estão ansiando para dar este salto empresarial. Continue acompanhando e confira!

Tipos de fusão empresarial

  • Fusão vertical: essa é uma das fusões mais comuns. Nesse modelo, empresas em diferentes níveis na cadeia de suprimentos, mas do mesmo setor. A fusão vertical remove uma etapa do processo, diminui os custos operacionais e aumenta o valor do novo empreendimento;
  • Fusão horizontal: aqui duas empresas concorrentes diretas se reúnem para criar uma nova organização maior e com grande fluxo de receita. A combinação das equipes e recursos podem reduzir custos operacionais e aumentar o nível de serviço aos clientes;
  • Conglomerado: esse modelo ocorre quando duas companhias que oferecem produtos ou serviços não relacionados criam um novo negócio. Os acionistas de ambas as empresas acreditam que uma fusão aumentará a receita e seu valor, apesar das diferenças;
  • Fusão de extensão de produto: nesse cenário, empresas do mesmo setor que oferecem produtos ou serviços diferentes se unem para atingir um segmento maior de clientes;
  • Fusão de extensão de mercado: ocorre entre empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas em mercados diferentes. O objetivo dessa fusão é aumentar o alcance geográfico da empresa. Consequentemente, aumenta sua participação de mercado.

Benefícios da fusão empresarial

Os benefícios de uma fusão empresarial estão intimamente ligados ao seu objetivo. Enquanto a fusão horizontal reduz a concorrência, a fusão de extensão de mercado aumenta a força do mercado.

Desse modo, seu objetivo de negócio reflete o modelo de fusão que participa. Portanto, se uma organização busca expandir para uma área de nicho do seu setor, a fusão de extensão de produto é a melhor opção.

As fusões também são uma ótima oportunidade para desenvolver os funcionários de ambas as companhias e construir uma organização mais forte. Isso acontece porque as práticas e processos operacionais mais efetivos de cada uma das empresas podem ser aproveitados num caminho de otimização – o que aumenta a produtividade e a competitividade em relação ao mercado onde a empresa está inserida.

Como pode ser visto, a fusão empresarial pode impulsionar um maior potencial de crescimento para o seu negócio, além de proporcionar ótimos produtos e serviços para os seus clientes. Aproveite a visita para conferir o artigo “A importância da análise financeira na gestão empresarial” e aprimore seus conhecimentos.







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *