A importância da ISO 27001 na Segurança da Informação

A importância da ISO 27001 na Segurança da Informação

sex 10 mar 2023

Escrito por Victor Monteiro do Nascimento, Gerente de Governança de TI na Mazars Brasil

A ISO 27001 é uma norma internacional que trata dos controles de Segurança da Informação, estabelecendo padrões e diretrizes para que as empresas possam assegurar a integridade das informações dos seus clientes e parceiros. 

Sabemos que os dados das empresas são extremamente valiosos para que elas consigam transformá-los em informações que possam auxiliar nas tomadas de decisões. Com esse movimento, cresce também a preocupação e a necessidade de garantir a segurança destas informações. 

Por que ter a certificação ISO 27001?

Embora a certificação ISO 27001 não seja obrigatória para as empresas, pode ser exigida por clientes e/ou parceiros durante uma negociação, pois é de interesse de todos que os dados estejam seguros. Sendo assim, a adoção dos padrões de qualidade previstas nessa norma é importante não apenas internamente, mas também, trata-se de decisões estratégicas da empresa. 

Ao implementar os controles recomendados no framework ISO 27001, a empresa demonstra um compromisso e seriedade da organização para com a segurança da informação de seus parceiros comerciais, indo ao encontro com as melhores práticas do mercado. 

Em relação a empresas certificadas no Brasil, existem um pouco mais de 140 empresas com a certificação ISO 27001, segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela própria organização, o que representa aproximadamente um terço das organizações listadas na B3. 

Os principais benefícios para a implementação da norma, trata-se de: 

  • Mais segurança; 
  • Mais eficiência nos processos de TI; 
  • Maior credibilidade frente aos parceiros, clientes e mercado; 
  • Melhor experiência do usuário; 
  • Redução de custos. 

Na Mazars, temos uma equipe multidisciplinar com vasta experiência na avaliação dos controles dessa norma, onde identificamos qual o nível de maturidade da organização, reportamos os pontos de melhorias e apoiamos na implementação dos planos de ação. 

Fale com um dos nossos especialistas. Estamos prontos para oferecer as melhores soluções para a sua empresa:







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *