Análise de demonstrações financeiras: o que é e qual é a importância para sua empresa

Análise de demonstrações financeiras: o que é e qual é a importância para sua empresa

sex 24 mar 2023

A economia, em sua essência estuda como os agentes econômicos utilizam seus recursos escassos. E se é escasso, estes precisam ser utilizados da melhor forma possível. E assim como os indivíduos, as empresas e o governo também precisam administrar seus recursos para o seu bom desempenho econômico e financeiro. 

Uma análise de demonstrações financeiras estuda o desempenho econômico e financeiro de uma empresa em determinado período. São relatórios contábeis, nos quais é possível apurar impostos e fluxo de caixa, analisar e gerenciar os lucros ou prejuízos e diagnosticar sua posição atual a fim de prever caminhos futuros.  

É possível extrair desse minucioso estudo dados financeiros para a expansão das atividades econômicas de uma empresa, negociar valores com bancos e possíveis investidores, por exemplo. 

A importância da análise de demonstrações financeiras 

A emissão destes documentos leva à gestão de uma empresa um real cenário da situação financeira em que ela se encontra. E os benefícios dessas informações em mãos são muitos. 

Preparação para o Imposto de Renda

Quando existe uma regularidade e atualização das demonstrações contábeis, a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – que é obrigatória – torna-se muito mais fácil, e com a análise de demonstrações financeiras em mãos, na hora de fazer o IRPJ, é só consultar os documentos! 

Prevenção de problemas e identificação de oportunidades 

A mensuração dos dados apresentados em uma análise de demonstrações financeiras permite que a gestão identifique os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados dentro da empresa.  

Ela também permite fazer uma previsão de ganhos futuros ao antecipar oportunidades de crescimento e investimentos, e se preparar para possíveis problemas. 

Tomada de decisões

Quando orientada por dados, as chances de acerto na tomada de decisões por parte da gestão são bem maiores. No mundo dos negócios o “achismo” não leva a lugar nenhum, é preciso trabalhar a partir de cenários reais, com fontes confiáveis e um olhar atento para a especificidade de cada setor, área da empresa. 
De um treinamento à compra de insumos, tudo deve ser direcionado pelas informações trazidas pelas demonstrações contábeis. 

Atração de investidores e confiabilidade do negócio

Como garantir ao seu futuro investidor que o seu negócio é próspero e que ele pode fazer o investimento sem medo? A análise de demonstrações financeiras é a resposta. 

Ela comprova a estabilidade financeira da sua empresa e indica a sua capacidade de entregar resultados positivos com uma previsibilidade dos lucros futuros. 

Principais demonstrações financeiras de uma empresa 

Para cada objetivo, um demonstrativo específico.  

  • DRE: Demonstração de Resultados do Exercício, uma obrigação fiscal para as empresas, a ser entregue para os órgãos regulamentadores. Tem o objetivo de apresentar o resultado do exercício líquido – demonstrando o lucro ou prejuízo da operação por meio de todas as receitas, custos e despesas da empresa. 
  • Balanço patrimonial: Sua obrigatoriedade também está na Lei e seu principal objetivo é verificar como está o patrimônio da empresa, analisando ativos, passivos e patrimônio líquido. 
    Quando o ativo é positivo, significa que a empresa tem o valor suficiente para arcar com as suas obrigações. O contrário é chamado de passivo a descoberto, e indica que o valor de dívidas da empresa é maior do que seus bens.  
  • Fluxo de caixa: É uma análise de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa – contemplando a receita, custos, despesas, aplicações, investimentos, impostos, contas bancárias e outras informações necessárias para determinado negócio.  
  • DPLA: As Demonstrações dos Lucros ou Prejuízos Acumulados apresentam as mudanças no patrimônio líquido de uma empresa. Ou seja, a comparação entre um saldo anterior e final, de acordo com o período analisado.  
  • DVA: Demonstração do Valor Adicionado, garante a apresentação dos valores gerados em um período de movimentações econômicas da empresa. Compara ainda as entradas e saídas, como o fluxo de caixa, com o adendo de entender a responsabilidade social da companhia: o quanto contribuiu para a sociedade e economia.  

As demonstrações financeiras são documentos que trazem uma visão geral sobre a situação da organização. A Mazars conta com um time que pode ajudar a sua empresa oferecendo as melhores soluções para que você cresça de forma sustentável e a longo prazo. Fale com um de nossos especialistas no assunto:







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *