Uso responsável dos rios reduz o impacto ambiental dos serviços logísticos

Uso responsável dos rios reduz o impacto ambiental dos serviços logísticos

qua 12 abr 2023

O Brasil usa só 31% dos rios navegáveis e, sem muita infraestrutura disponível para navegação fluvial, continua gastando muito mais com frete de caminhão nos serviços logísticos. O preço do frete rodoviário é apenas uma parte dessa conta negativa: o custo ambiental do consumo de diesel e das emissões dos motores das carretas é imenso.

Um estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgado em 2019 apontava que o Brasil utiliza comercialmente, para transporte de cargas e passageiros, só 30,9% dos 63 mil quilômetros (km) de rios com potencial de navegação. A título de comparação, a China possui 11,5 quilômetros de vias interiores (rios) economicamente utilizáveis para cada 1.000 km2 do seu território; os EUA têm 4,2 km. Por aqui, usamos apenas 2,3 km, sendo que, se o potencial do Brasil fosse inteiramente explorado, seriam 7,4 km de rios economicamente utilizáveis por 1.000 quilômetros quadrados no Brasil.

Poucas empresas no Brasil operam os serviços logísticos hidroviários, geralmente com barcaças que carregam milhares de toneladas de grãos ou metais.

A comparação de eficiência com os modais mais utilizados (rodovias e ferrovias) é muito vantajosa para os rios. Segundo a CNT, um comboio com quatro barcaças consegue transportar o equivalente a 172 carretas ou a 86 vagões de trem. O resultado é um frete mais barato: o custo do transporte fluvial é 60% menor do que por estradas, e 30% inferior àquele feito sob trilhos.

Mitigação de riscos e impactos nos serviços logísticos

A Hidrovias do Brasil fez o seu IPO em 2020, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3. A companhia atua em dois biomas muito sensíveis: no Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), no transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios; e no Corredor Logístico Sul, onde opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, o chamado “chaco brasileiro”, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras, até o Porto de Santos.

“A hora em que se usa um rio como forma de transporte, não se agride o meio ambiente como para abrir uma rodovia na Amazônia”, lembra Fabiana Gomes, diretora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da empresa de soluções logísticas integradas Hidrovias do Brasil, que participou de um episódio do podcast Sala de Negócios.

Os comboios de barcaças que navegam por rios oferecem muito menos danos ambientais. Um só comboio de 25 barcaças equivaleria à capacidade de 1.200 caminhões. Fabiana afirma que a companhia opera com comboios de até 30 barcaças, sendo que cada uma delas carrega 2 mil toneladas de granéis sólidos (de grãos). Segundo ela, quando se aumenta o tamanho do comboio, de 25 para até 35 barcaças, o aumento do consumo de combustível “é apenas marginal”, reduzindo a emissão equivalente.

A empresa tem uma série de procedimentos para mitigar eventuais riscos ambientais. Em 2021, a Hidrovias do Brasil registrou um investimento ambiental de mais de R$ 34 milhões e, em 2022, o investimento social superou R$ 4 milhões, com base em três pilares de desenvolvimento (geração de emprego e renda, educação e organização territorial). Os investimentos apoiaram 12 iniciativas sociais com benefícios para mais de 100 mil pessoas.

Compromissos 2025

Para confirmar seu empenho nas práticas ESG (em português, Meio Ambiente, Social e Governança), a empresa firmou e divulgou seus Compromissos 2025.

Os compromissos estão baseados em vários pilares:

  • Em Mudanças Climáticas, o compromisso é de apoiar a descarbonização do sistema logístico brasileiro, ofertando soluções hidroviárias e marítimas inovadoras, confiáveis e com zero emissões de gases de efeito estufa), atingindo 50% das metas de redução do Net Zero e alcançando uma operação carbono neutro em 2030.
  • Do lado da Ética e Transparência, as metas são, entre outros: publicar anualmente o Relato Integrado da companhia considerando os mais altos níveis de exigência de entidades nacionais e internacionais, dando publicidade integral do seu conteúdo; e ser referência na iniciativa privada em transparência nas relações institucionais.
  • Na vertente Cadeia de Valor, as ações pretendem influenciar os clientes na adoção de práticas sustentáveis e adotar critérios ESG internos para seleção, qualificação e desenvolvimento de fornecedores, garantindo que 100% dos clientes de grãos do sistema norte sejam signatários e façam adesão formal à moratória da soja; e que 100% dos fornecedores estratégicos sejam homologados nos critérios de ESG.

Fabiana falou também sobre os compromissos referentes a impactos ambientais, desenvolvimento local e humano e a saúde, segurança e desenvolvimento do colaborador.

Confira abaixo o episódio completo do podcast Sala de Negócios.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *