Auditoria independente: transparência e segurança na elaboração e divulgação das informações financeiras de uma organização

Auditoria independente: transparência e segurança na elaboração e divulgação das informações financeiras de uma organização

qui 20 abr 2023

Apesar de sua obrigatoriedade – no Brasil, para grandes organizações com faturamento superior a R$300 milhões ou ativos maiores do que R$240 milhões – a auditoria independente das demonstrações financeiras tem sido cada vez mais procurada de forma espontânea. 

Uma auditoria independente traz ao usuário das demonstrações financeiras um alto nível de segurança de que estas estão livres de distorções relevantes, de acordo com determinadas normas. É comum que as normas sigam padrões internacionais, esta definição varia de acordo com a finalidade do uso das demonstrações financeiras. 

Transparência e a auditoria independente 

O profissional da área de auditoria possui certificação e conhecimentos em processos e tecnologias ligados ao setor que o capacita a examinar de forma cética os aspectos contábeis, tributários e financeiros de uma empresa.

Isso reflete em uma maior confiabilidade sobre as informações auditadas para tomadas de decisão; atendimento a requerimentos legais; transparência ao mercado; segurança e credibilidade junto às instituições financeiras e alinhamento positivo da reputação e da imagem institucional perante a opinião pública. 

Divulgações financeiras 

Após coletar, examinar e interpretar dados que incluem os registros contábeis, documentações suporte e estimativas da Administração, a fim de obter segurança de que as informações demonstrações financeiras estejam livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, o auditor apresenta um relatório que contêm a sua opinião sobre as demonstrações financeiras empresa. 

Benefícios da auditoria independente

Se você, empresário, procura implementar uma cultura de governança corporativa em sua organização, precisa conhecer os benefícios de uma auditoria independente: 

  1. Segurança para os usuários das demonstrações financeiras; 
  1. Identificação de riscos e deficiências de forma independente; 
  1. Oportunidades de melhorias dos controles internos; 
  1. Transparência; 
  1. Credibilidade junto às instituições financeiras e investidores; 
  1. Acesso à especialistas nos mais diversos temas e segmentos; 
  1. Uso do resultado da auditoria e das demonstrações financeiras para tomada de decisão. 

A auditoria independente é essencial para a credibilidade e transparência das demonstrações financeiras. Os especialistas da Mazars, conhecida mundialmente pela sua competência no mercado de auditoria, estão preparados para atender a sua empresa, fale com a nossa liderança da área de Auditoria

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *