Integridade, ética e transparência: a busca por mecanismos de conscientização e maior envolvimento do setor privado no combate à corrupção

Integridade, ética e transparência: a busca por mecanismos de conscientização e maior envolvimento do setor privado no combate à corrupção

qua 03 maio 2023

Fazer a “coisa” certa, não é uma escolha, é uma questão de ética. É preciso ter coerência entre o discurso e a prática das organizações empresariais e o compromisso fiel e responsável de atender e aplicar a integridade empresarial.  

Nessa linha, existem vários movimentos de incentivos para o desenvolvimento de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente, que vai de encontro ao engajamento no combate à corrupção.  

Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 

Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é o principal indicador de corrupção do mundo. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país.  

Conforme dados divulgados em seu website, o IPC 2021 demonstrou o baixo desempenho do Brasil, que atingiu 38 pontos em uma escala que vai de 0 a 100, o deixando abaixo da média global, de 43 pontos, e com o terceiro pior resultado da série histórica. E qual o impacto disso? Segundo a Transparência Internacional, há relação direta entre corrupção e abuso de direitos humanos.   

A corrupção não se limita a esfera pública e, portanto, torna inevitável e fundamental o envolvimento e participação ativa do setor privado no combate ao tema, seja através da implantação e implementação de mecanismos de prevenção e detecção de riscos de fraude e corrupção nos seus processos e controles internos, seja nas ações de tratamento, remediação e monitoramento, com a finalidade de minimizar casos reincidentes nas organizações e minimizar o impacto social dessas ações.  

Empresa Pró-Ética 

No Brasil, a busca por mecanismos de conscientização e maior envolvimento do setor privado no combate à corrupção, fez com que a Controladoria Geral da União – CGU, em parceria com o Instituto Ethos, instituísse no ano de 2010 o Cadastro Empresa Pró-Ética, durante o Dia Internacional de Combate à Corrupção (09 de dezembro), para empresas brasileiras e multinacionais que atuam no Brasil. Desde então, o programa tem se fortalecido a cada ano e se atualizado, tornando-se um importante indicador de integridade para empresas no Brasil e reconhecido por instituições internacionais.   

A avaliação de Conformidade é realizada com a finalidade de verificar a existência e aplicação de medidas relacionadas ao Programa de Integridade da empresa em dez áreas:  

  1. Comprometimento da Alta Direção da Empresa;  
  2. Instância Interna Responsável pela Aplicação do Programa de Integridade;  
  3. Gestão de Riscos para a Integridade;  
  4. Código de Ética, Política e Procedimentos de Integridade;  
  5. Treinamentos e Ações de Comunicação sobre o Programa de Integridade;  
  6. Controles para Assegurar a Precisão e a Clareza dos Registros Contábeis e a Confiabilidade dos Relatórios e Demonstrações Financeiras;  
  7. Diligências para Contratação e Supervisão de Terceiros e para Fusões e aquisições Societárias;  
  8. Canais de Denúncia, Remediação e Medidas Disciplinares;  
  9. Monitoramento do Programa de Integridade; e  
  10. Transparência e Responsabilidade Social.  

Benefícios de ser uma empresa Pró-Ética 

O Selo Pró-Ética beneficia as empresas com o reconhecimento público do comprometimento com a prevenção e o combate a corrupção, a publicidade positiva e o resultado da avaliação de suas medidas implementadas, através da avaliação realizada no programa.  

Ser uma Empresa Pró-Ética garante às partes interessadas (stakeholders e sociedade) que a Organização tem o compromisso com as melhores práticas de integridade.  

Mazars 

Somos uma empresa especializada em auditoria, consultoria, BPO e assessoria fiscal e financeira. Operando em mais de 95 países e territórios em todo o mundo, temos como propósito construir as bases econômicas de um mundo mais justo e próspero.  

A Mazars no Brasil conta com quase 1.000 profissionais dedicados e comprometidos em ajudar clientes de todos os tamanhos em todas as fases do seu desenvolvimento. E isso passa pelo nosso compromisso com a ética e a integridade em todos os nossos processos. 

Temos um time de especialistas dedicados ao tema que podem ajudar a sua empresa a se preparar para estar em conformidade aos requisitos do Pró-Ética. Vamos conversar? 

Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco:







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *