Soft skills: o que são, exemplos e como desenvolver

Soft skills: o que são, exemplos e como desenvolver

qua 11 jan 2023

Soft skills são atributos interpessoais necessários para diversos profissionais. Num mundo em constante transformação, muitas pessoas passam a utilizar diversas habilidades em seu dia a dia, como na forma de se comunicar, na formulação de pensamento crítico e na resolução de problemas. 

As soft skills estão se tornando cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Por isso, desenvolvê-las podem melhorar as perspectivas de crescimento na carreira, uma vez que indica a adaptação do profissional  a diversos tipos de ambientes corporativos.

Neste artigo, vamos nos aprofundar no assunto. Aqui você entenderá o que são soft skills, como desenvolvê-las e algumas dicas de como melhorar ainda mais as habilidades que você já tem. 

O que são soft skills?

Soft skills são as habilidades que fazem parte da sua personalidade. Essas habilidades ajudam você de maneira interpessoal. Por exemplo, se comunicar de forma eficaz e trabalhar bem em equipe.

Essas habilidades são essenciais, especialmente para a resolução de problemas. Aprimorar nossas soft skills pode auxiliar na busca de soluções ou no contato interpessoal.

Certamente, você tem mais soft skills do que pode imaginar. Entenda abaixo algumas das principais soft skills requeridas pelo mercado.

Comunicação

A comunicação é uma das soft skills mais importantes. Ela descreve o modo com o qual você interage com as pessoas, principalmente no seu local de trabalho. A comunicação bem estruturada é essencial para o compartilhamento de ideias entre os membros da equipe de trabalho, o repasse das atualizações de um projeto ou mesmo em processos de negociação.

Liderança

A habilidade de liderança é importante para o exercício de funções de colaboradores, mesmo que tal colaborador não esteja em  funções de decisão. Aprimorar essa soft skill faz com que a pessoa adquira mais confiança em seu dia a dia, tendo mais proatividade e capacidade de entendimento de cenário global. Ou seja, ter a capacidade de liderança implica em melhores tomadas de decisão ou em exercer suas funções de trabalho, além de auxiliar na adaptabilidade e confiabilidade do colaborador.

Trabalho em equipe

Ninguém trabalha sozinho. Mesmo um freelancer terá, em algum momento, de trabalhar com as partes interessadas em um projeto.

Essa habilidade não diz respeito ao fato de se dar bem com os outros. Mas saber quando discordar e recuar para obter o melhor resultado. Para isso, exercitar a escuta ativa, aprender a criar relacionamentos, resolver problemas e tomar decisões mais assertivas é fundamental para aprimorar essa soft skill

Resolução de problemas

Independentemente da função que esteja assumindo, as empresas estão sempre em busca de pessoas que possam contribuir com a resolução de problemas. Para isso, pensar de maneira criativa, analítica e lógica é imprescindível para entender por que tais problemas estão acontecendo e encontrar uma forma para solucioná-los.

Pensamento crítico

O pensamento crítico ajuda você a identificar a raiz de um problema. Quem tem essa soft skill aguçada, é capaz de analisar, pesquisar e pensar fora da caixa para dar sentido aos dados coletados. No dia a dia do trabalho, essa habilidade ajuda você a tomar melhores decisões e a questionar sempre que necessário, para obter as respostas que precisa para seguir em frente com um projeto.

Gestão de tempo

Uma boa gestão de tempo faz com que você execute suas atividades de maneira eficaz e produtiva. Embora essa habilidade seja essencial para qualquer função, isso é especialmente importante para propostas de trabalho híbridos e remotos.

Com essa tendência cada vez mais disseminada, os empregadores precisam saber que podem confiar nos funcionários para realizar suas tarefas, mesmo que não estejam no escritório com toda a equipe.

Por que as soft skills são tão importantes?

Basicamente, as soft skills ajudam você a trabalhar bem em equipe e a concluir suas tarefas com maior eficiência. As soft skills também são importantes para fazer com que você trabalhe de maneira mais inteligente e eficiente, trazendo mais produtividade e resultados. 

Como desenvolver soft skills?

Como as habilidades no local de trabalho estão muito ligadas ao comportamento, melhorá-las pode envolver a mudança dos seus padrões, abordagens ou pensamentos. O desenvolvimento de soft skills requer prática e paciência. Com o tempo, notará mais facilidade ao explorar suas habilidades.

Claro, esses atributos são muito pessoais, mas se você já sabe o que precisa ser melhorado, pense em como aprimorar tais habilidades no dia a dia. Aqui estão algumas dicas:

Pratique diferentes estilos de comunicação

Muitas pessoas pensam em diferentes tipos de comunicação, como os meios pelos quais usamos para nos comunicar, como uma conversa, um e-mail ou mensagem de texto. Mas para praticar as diferentes formas de se comunicar, você pode tentar expressar a mesma ideia de várias maneiras, como escrevendo, descrevendo em voz alta ou mesmo criando uma apresentação.

Entre em um projeto colaborativo

Ingressar em um projeto colaborativo pode oferecer ótimas oportunidades para praticar diversas habilidades, como trabalho em equipe, gestão de tempo e escuta ativa. Além disso, essa dica pode permitir que você traga seus conhecimentos técnicos para um ambiente colaborativo. Para exercitar essa soft skill, você pode participar de projetos de amigos ou mesmo ingressar em um trabalho voluntário na sua própria cidade.

Aprenda algo novo

Aprender algo novo pode expandir sua mente e estimular seu crescimento. Existe uma forte conexão entre aprendizado e criatividade. Portanto, seja o que for que você decida aprender, você obterá conhecimento técnico e aprimorará seu pensamento criativo e suas habilidades de resolução de problemas.

Comece com cursos livres para aprimorar sua carreira, ou mesmo busque por aulas de artesanato para sair um pouco do ambiente corporativo. 

Socialize com seus colegas

Tudo bem, você já utiliza suas habilidades pessoais no ambiente de trabalho. Mas às vezes, conhecer mais a fundo seus colegas de equipe pode ser uma forma eficaz de praticar sua comunicação e escuta ativa, além de criar vínculos duradouros com cada um deles. 

Solicite feedbacks

Algumas vezes, não vemos quais habilidades estão em falta na nossa rotina. Por essa razão, solicitar feedbacks periódicos pode ser uma boa solução. Até porque, uma perspectiva externa pode ajudar a dar uma luz sobre as coisas que você está fazendo bem e outras que podem ser melhoradas. Essa dica é fácil: peça para quem faz a sua gestão criar esse momento de feedback e pratique a escuta ativa.

Agora que você já entende o que são soft skills, pode incorporar essa informação sobre si ao seu currículo para incrementá-lo. E se você quiser mais dicas, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas atualizações no seu e-mail.







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *