5 dicas para melhorar a performance da equipe

5 dicas para melhorar a performance da equipe

qui 05 jan 2023

Sua empresa está repleta de funcionários talentosos. No entanto, é necessário mais do que apenas habilidade técnica para, efetivamente, alcançar resultados e metas. 

Conduzir e melhorar o desempenho do seu time pode ser um desafio para os gestores. Afinal, gerenciar pessoas com características e comportamentos diferentes e fazê-las trabalhar juntas por um mesmo objetivo não é simples. Contudo, ter uma equipe unida gera mais confiança, eficiência e produtividade.

Porém,  com tantos funcionários trabalhando em sistemas híbridos ou remotos de jornada, as empresas estão constantemente buscando novas estratégias para manter o time coeso e com as informações certas para o cumprimento das demandas. Para isso, usar todos os recursos disponíveis é essencial.

Como gestor, existem muitas coisas que você pode fazer para garantir que seu time seja incrível. Neste artigo, reunimos cinco dicas para você melhorar a performance da equipe. Continue com a leitura e acompanhe!

5 dicas para melhorar a performance da equipe

Definir as metas de onde deseja chegar é uma parte importante na hora de melhorar a performance da equipe que está liderando. Incentivar financeiramente uma equipe é uma abordagem tradicional que até pode funcionar. No entanto, embora seja essencial que os colaboradores se sintam recompensados por seus esforços com o recebimento de salário correspondente ao nível hierárquico e ao que é praticado no mercado, o dinheiro por si só não leva à satisfação profissional.

Por essa razão, definir metas pode ser  mais eficaz para melhorar o desempenho da equipe. Afinal, objetivos claros fornecem maior clareza sobre quais resultados são esperados durante a plena execução do trabalho. Dessa forma, sempre que houver algum desafio a ser superado pelo time, será mais fácil entender quais caminhos trilhar em prol de solucionar tais questões que surgirem e também alcançar plenamente os objetivos traçados..

Sabendo disso, vamos às dicas reunidas abaixo?

1. Use KPIs para mensurar a performance da equipe

A mensuração de resultados-chave para aferir o desempenho dos colaboradores é importante para entender se a equipe está coesa em prol do objetivo ou, até, a identificar falhas nos processos de trabalho do time que estejam prejudicando o alcance do objetivo final.

Para tanto, é importante que o gestor tenha em mãos os dados que contemplem o cenário geral do time, assim como as informações de desempenho individual, necessárias para identificar pontos de melhoria do colaborador para melhor performance.

2. Especifique a função de cada membro

Cada funcionário deve compreender o seu papel na equipe. A falta de comunicação sobre as responsabilidades relacionadas a determinadas atividades pode resultar em trabalhos duplicados ou inacabados. Incorporar uma ferramenta de gerenciamento de tarefas pode garantir que não haja confusão sobre quem deve fazer o que.

3. Automatize os processos da equipe

Mesmo a melhor equipe do mundo pode falhar se os processos forem ineficientes. Portanto, atribua as atividades de acordo com a capacidade da equipe. Às vezes, uma solução de ERP pode ser efetiva, ao centralizar os processos internos ou de relacionamento com o cliente e automatizar tarefas repetitivas do dia a dia.

Para isso, conversar com seu time sobre quais processos manuais estão consumindo mais tempo é importante. Desta forma, é possível entender quais ferramentas sua empresa pode incorporar, trazendo aumento de performance para a equipe.

4. Respeite o tempo da sua equipe

Você já teve que participar de uma reunião improdutiva que claramente poderia ser um e-mail, não é mesmo? Esses momentos acabam diminuindo a performance da equipe ao desviar o foco dos afazeres de trabalho que cada um possui..

Os gestores têm a responsabilidade de transmitir informações de forma eficiente. E uma reunião nem sempre é o melhor caminho. Então, opte pelo e-mail, mensagens rápidas ou use a área de comentários da sua plataforma de gerenciamento de tarefas.

5. Promova a transparência

Uma equipe de sucesso é composta por pessoas que confiam umas nas outras. Para isso, forneça todas as informações possíveis sobre o projeto em que estão trabalhando.

Quando um funcionário só conhece a sua função, a tomada de decisão e a solução de problemas ficam comprometidos. Incentive que todos digam o que pensam sobre os processos de trabalho. E, claro, tenha uma escuta ativa e mente aberta para ouvir todos os feedbacks construtivos.

Melhorar o desempenho da sua equipe é um processo que exige comprometimento do gestor e de todas as partes envolvidas. Portanto, dedique um tempo para entender as características de uma equipe de alta performance e transforme seu time em um conjunto de pessoas incríveis que você sabe que podem ser.

Você gostou dessas dicas de como melhorar a performance da equipe? Aproveite a visita ao nosso blog para ler o texto “Como a Mazars Brasil pode colaborar com o seu negócio”, inscreva-se em nossa newsletter e impulsione seus resultados.