Auditoria interna e a nova versão do IPPF: quais são os pontos de evolução? 

Auditoria interna e a nova versão do IPPF: quais são os pontos de evolução? 

seg 25 mar 2024

É fundamental estarmos atualizados sobre os mais recentes desenvolvimentos nos padrões e práticas que regem os profissionais de auditoria interna, gerenciamento de riscos e controles internos. Recentemente, o Instituto de Auditores Internos (IIA) lançou um guia, que inclui importantes atualizações no International Professional Practice Framework (IPPF).  

Esta evolução acompanha as tendências debatidas pelos profissionais da área e pelo mercado. Mas quais são esses pontos de evolução e como isso pode impactar o trabalho de auditoria interna nas empresas? 

IIA: um guia para a prática de Auditoria Interna e a evolução do IPPF  

O Instituto de Auditores Internos (IIA) é uma associação profissional global dedicada ao avanço da profissão de auditoria interna. Ele fornece orientações, recursos e programas de certificação para ajudar os auditores internos a se destacarem em seus papéis. Com uma rede que abrange mais de 190 países, o IIA desempenha um papel fundamental na definição de padrões e na promoção das melhores práticas.  

O International Professional Practice Framework (IPPF) serve como a base dos padrões de auditoria interna em todo o mundo. Ele fornece um guia abrangente para os auditores internos, delineando princípios, práticas e considerações éticas essenciais para conduzir auditorias eficazes e credíveis. Ao aderir ao IPPF, as funções de auditoria interna podem aprimorar seu profissionalismo, consistência e valor para as organizações que servem.  

Principais mudanças na nova versão do IPPF  

A mais recente versão do IPPF introduz mudanças significativas com o objetivo de simplificar e aprimorar as práticas de auditoria interna. Com essas mudanças no IPPF, as funções de auditoria interna precisam adaptar suas práticas:  

Integração de Elementos Obrigatórios: O novo IPPF incorpora conteúdo dos cinco elementos obrigatórios do IPPF de 2017, incluindo a Missão, Definição, Princípios Básicos para a Prática Profissional da Auditoria Interna, Código de Ética e Normas, bem como um dos elementos recomendados (não obrigatórios), o Guia de Implementação. Esses elementos não existem mais como entidades separadas, proporcionando um quadro mais coeso para os auditores internos.  

Introdução de Requisitos Temáticos: Uma adição importante ao IPPF é a inclusão dos Requisitos Temáticos como elemento obrigatório. Esses requisitos visam melhorar a consistência e a qualidade dos serviços, especialmente em relação a áreas de risco específicas. Ao focar nos requisitos temáticos, as funções de auditoria interna podem alinhar melhor seus esforços com as prioridades organizacionais e os riscos emergentes.  

Continuação da Orientação Global: Enquanto os Requisitos Temáticos se tornam obrigatórios, a Orientação Global continua sendo um elemento recomendado no novo IPPF, fornecendo informações detalhadas sobre várias práticas e temas de auditoria interna.  

Alinhamento com o Quadro Integrado: As equipes devem garantir o alinhamento com o quadro integrado do IPPF, integrando os elementos obrigatórios de forma transparente em seus processos e metodologias.  

Foco nos Requisitos Temáticos: Os auditores internos devem priorizar a compreensão e a abordagem dos requisitos temáticos relevantes para o panorama de riscos de suas organizações. Isso envolve manter-se atualizado sobre riscos emergentes, mudanças regulatórias e tendências do setor.  

Utilização da Orientação Global: Profissionais de auditoria interna podem aproveitar a Orientação Global como um recurso valioso para aprimorar seu conhecimento e habilidades em áreas especializadas de prática.  

Assim, a evolução do IPPF destaca a natureza dinâmica dos padrões de auditoria interna e a necessidade de melhoria e adaptação contínuas. Ao abraçar essas mudanças e alinhar-se com as práticas mais recentes delineadas no IPPF, as funções de auditoria interna podem cumprir efetivamente seu papel na salvaguarda da integridade organizacional e na promoção do sucesso sustentável. 


Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a liderança em Auditoria Interna da Mazars: clique no botão abaixo e preencha um formulário. Temos um time de especialistas no assunto prontos para oferecer as melhores soluções para a sua empresa.

Autora

Carolina Nóbrega, sócia-líder de Consultoria da Mazars.