Retenção de talentos: 7 estratégias infalíveis

Retenção de talentos: 7 estratégias infalíveis

ter 24 jan 2023

Uma empresa que queira crescer de maneira sustentável precisa se preocupar com a retenção de profissionais de alto desempenho, criando uma equipe cada vez mais estável, confiável e produtiva. Quem consegue reter tais profissionais possui maior vantagem competitiva frente ao mercado, auxiliando também no recrutamento de novos talentos que possam contribuir com o time no cumprimento dos objetivos traçados.

Ter uma boa estratégia para manter seus colaboradores motivados é um grande diferencial competitivo. Isso porque a capacidade de manter funcionários permite operações de alto nível com maior confiabilidade, sem as interrupções que a rotatividade de funcionários traz. 

7 estratégias de retenção de talentos

Diante de inúmeras vagas disponíveis, é inevitável que o seu negócio comece a investir no bem-estar de todos os departamentos, em promoções e outras táticas para reter seus funcionários. Confira algumas estratégias que reunimos.

1. Promova a flexibilidade

Um modelo de trabalho flexível permite que seus funcionários trabalhem de onde quiserem. Para muitos profissionais, passar o tempo com a família e administrar o próprio tempo tornou-se uma prioridade inegociável.

Após a pandemia, com muitas empresas aderindo ao home office, pode ser mais adequado a adoção do modelo híbrido de jornada como o modelo mais apropriado. Um dos principais motivos para isso é o deslocamento, em especial em grandes cidades, uma vez que os colaboradores podem gastar horas para chegar e voltar do trabalho – horas estas que poderiam ser melhor aproveitadas em um esquema de jornada híbrido, garantindo mais qualidade de vida ao funcionário..

2. Evite o microgerenciamento

Dar mais autonomia aos colaboradores é fundamental para um ambiente de trabalho mais harmonioso. Ainda que os gestores continuem supervisionando e apoiando sua equipe, oferecer a oportunidade para cada um assumir a responsabilidade por suas próprias tarefas e ter mais independência dos seus chefes é o melhor caminho. 

3. Melhore a comunicação

Para implementar uma estratégia de retenção de talentos, é importante conhecer muito bem seus colaboradores. Para isso, você deve conversar com cada um de maneira pessoal e empática. Crie ambientes e canais de conversas calmas e sinceras. Lembre-se de que muitos podem estar passando por momentos difíceis em suas vidas pessoais.

4. Determine horários de trabalho

O trabalho remoto nos deu muita flexibilidade. Mas também gerou muito estresse e exaustão, devido ao uso contínuo de notebook e aplicativos, que nos mantêm conectados mesmo quando estamos fora do horário de trabalho. Pensando nisso, ajude seus funcionários a se desconectar das telas e garanta que eles não se sintam obrigados a estar disponíveis o tempo todo.

5. Invista em treinamentos na retenção de talentos

A única forma de manter os funcionários prontos para enfrentar novos desafios é investir em treinamentos. Se a intenção é a retenção de talentos, o aprendizado constante lhes dá confiança e os ajuda a se sentirem mais valorizados e engajados com a empresa. Afinal, apostar nos seus colaboradores é mais valioso do que fazer novas contratações.

6. Valorize seus funcionários

Quando uma pessoa se sente valorizada, tende a aumentar seu sentimento de pertencimento e fortalece seus vínculos com a organização. Portanto, pedir ajuda e reconhecer publicamente o valor que tais integrantes agregam contribui para que decidam continuar evoluindo com a empresa.

7. Agradeça se o funcionário decidir sair

No entanto, se mesmo com todos esses esforços, um dos funcionários decidir sair do time, a melhor atitude é agradecer pelo tempo que passaram juntos. Todo mundo evolui e é normal que os caminhos se separem. Mostre o impacto positivo que esse colaborador deixou. Afinal, nunca se sabe quando vão se encontrar novamente, não é mesmo?

Mesmo que pareça difícil implementar todas essas medidas, essas estratégias levam a uma mudança significativa e de longo prazo na cultura organizacional. Até porque, se você quer pessoas mais comprometidas com a sua empresa, proporcionar um ambiente harmonioso é essencial para reduzir a rotatividade de profissionais.

E aí, você pratica a retenção de talentos na sua empresa? Se você gostou dessas dicas e quer se aprofundar em métodos que impulsionam o seu negócio, siga-nos nas nossas redes sociais ou preencha o formulário de nossa newsletter. Estamos no Twitter, no Facebook, no Linkedin e no Instagram.







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *