Growth mindset: olhar para os problemas como novas oportunidades

Growth mindset: olhar para os problemas como novas oportunidades

seg 13 mar 2023

Desafios estão presentes em nossa rotina: são eles que nos movimentam em busca de novas soluções para, então, darmos os próximos passos. Algumas lideranças podem não saber lidar com as imprevisibilidades do mercado, e acabam tornando o que poderia ser uma oportunidade de crescimento e aprendizado em um grande obstáculo pelo caminho.  

Você costuma ser mais positivo ou negativo diante situações inesperadas no seu dia a dia com o time? Já ouviu falar em Growth Mindset

Growth mindset

Longe do conceito de autoajuda, o Growth Mindset considera que tudo pode ser aprendido e desenvolvido, e que a atitude mental com que encaramos a vida é a chave para o nosso sucesso.  

Segundo essa mentalidade de crescimento, você precisa: 

  • Aceitar e abraçar os desafios; 
  • Ser mais positivo em suas devolutivas ao time; 
  • Entender que o processo é necessário e faz parte do seu crescimento; 
  • Olhar para o sucesso do outro como fonte de inspiração; 
  • Aceitar feedbacks; 
  • Ver oportunidades onde enxergam obstáculos. 

Novos padrões de comportamento 

Para ser um bom líder, é importante ter em mente que as pessoas têm processos diferentes de aprendizado e diferentes níveis de conhecimento. Saber tirar o melhor de cada pessoa pode potencializar os seus resultados.  

Dito isso, será que uma mentalidade fixa, presa nos mesmos e antigos conceitos, que só enxerga uma maneira de se fazer as coisas pode sobreviver às constantes mudanças no mercado? 

Essas são as famosas “crenças limitantes”: verdades únicas que podem estar impedindo o seu sucesso. 

Para mudar isso, é importante que você, líder, adote novos padrões de comportamento: 

  • Aborte a cultura do erro, nela somos treinados para acertar sempre e quando erramos, somos punidos por isso. Veja os erros como uma oportunidade de aprendizado. 
  • Aproveite o processo, dele você pode tirar muitas lições e oportunidades de desenvolver novas habilidades. 
  • Escute o que o seu time tem a dizer sobre você. Como saber se está errando ou acertando se você não for uma pessoa receptiva? 
  • Incentive a colaboração, como dito acima, as pessoas têm diferentes níveis de conhecimento e essa troca pode enriquecer e muito os processos. 
  • Pratique a autorreflexão, olhe para você e tente entender o seu momento atual e o que pode ser feito para dar o próximo passo. 

Falamos muito da importância dos processos, e mudar a sua mentalidade não será um feito do dia para a noite. Você vai precisar respeitar o seu processo pessoal, adaptar aos poucos a sua forma de se comunicar com o seu time e principalmente, fomentar a cultura da mentalidade de crescimento na sua empresa, área, etc.  Comece a mudança por você.