BPO de folha de pagamento: as vantagens que sua empresa pode ter 

BPO de folha de pagamento: as vantagens que sua empresa pode ter 

qui 30 nov 2023

Em muitas empresas, administrar a folha de pagamento é um desafio custoso, com controles que em muitos casos não são otimizados e que podem induzir a erros. Erros que, por sua vez, podem gerar mais custos para o negócio e até gerar problemas de conformidade com as regulamentações trabalhistas rígidas que o Brasil possui.  Neste caso, a melhor solução é contratar um BPO de folha de pagamento, que pode trazer algumas vantagens para sua operação e diminuir riscos.

A seguir, descubra algumas vantagens que seu negócio pode ter com a contratação de uma empresa especializada em BPO de folha de pagamento, como a Mazars. 

BPO da folha de pagamento: o que é isso? 

Mexer com folha de pagamento é um desafio para praticamente todas as empresas. Mesmo não sendo uma atividade-meio, cuidar desta parte exige atenção e, muitas das vezes, um tempo considerável alocado para cuidar do processamento de salários, férias, encargos, acompanhar as atualizações sindicais, trabalhistas e previdenciárias para adequação de sistemas e processos, entre outros fatores inerentes à área. 

É aí que entra a solução de BPO de folha de pagamento: ao invés de sua empresa alocar recursos e tempo para cuidar dos pagamentos de encargo e da adequação em relação à legislação trabalhista, uma empresa terceirizada com um time de especialistas faz esse trabalho por você, cuidando e aprimorando os processos envolvendo salários, férias, encargos e suas bases de cálculo, realizando até o processo de atualização das informações contidas no eSocial, por exemplo. 

Minimização de erros  

Uma das vantagens mais notáveis do BPO de folha de pagamento é a garantia de especialização técnica. Empresas especializadas nesse serviço possuem profissionais altamente qualificados e atualizados com as complexidades das leis trabalhistas em constante mudança, ainda mais considerando a legislação brasileira.  

Além disso, serviços de BPO de folha de pagamento podem utilizar do que há de melhor em sistemas e processos, reduzindo os erros no processamento de encargos e salários e aumentando a precisão nas operações. Pagamentos incorretos, que podem gerar custos adicionais e insatisfação entre os colaboradores, são minimizados, proporcionando uma gestão mais eficiente e confiável dos recursos financeiros da empresa. 

Isso assegura que os processos de folha de pagamento estejam sempre em conformidade, evitando erros que poderiam resultar em multas e penalidades.  

Economia de tempo e recursos com o BPO de folha de pagamento 

Ao optar pelo BPO de folha de pagamento, as empresas liberam sua equipe interna para se concentrar em atividades estratégicas e essenciais para o crescimento do negócio. Isso significa uma redução significativa no tempo e nos recursos que seriam normalmente alocados para o gerenciamento interno da folha de pagamento. E, também, evita gastos com treinamentos frequentes, preocupação com reposição de recursos em caso de afastamentos/férias e atualizações tecnológicas, permitindo assim, uma alocação mais eficiente dos recursos. 

Ao terceirizar a folha de pagamento, as empresas podem direcionar seus esforços para suas atividades principais e estratégicas. Essa concentração no core business fortalece a competitividade, permitindo que a empresa se destaque em seu setor.  

Além disso, a gestão do BPO de folha de pagamento proporciona uma visão mais holística e estratégica das operações financeiras, contribuindo para decisões mais informadas e alinhadas aos objetivos organizacionais. 

Escalabilidade e flexibilidade operacional 

Os serviços de BPO de folha de pagamento são altamente escaláveis, adaptando-se facilmente às necessidades da empresa em diferentes momentos. Seja durante picos sazonais de trabalho ou em períodos de menor demanda, a flexibilidade operacional proporcionada pela terceirização permite ajustar os serviços conforme necessário. Isso resulta em maior eficiência operacional e controle sobre os custos relacionados à folha de pagamento. 

O BPO de folha de pagamento não é apenas uma terceirização de processos, mas uma estratégia integral para impulsionar a eficiência operacional, reduzir riscos e permitir que as empresas foquem no que fazem de melhor. Além disso, com a terceirização da folha, você traz mais confiança aos seus colaboradores ao garantir que os seus salários e encargos estão em dia.  

É importante que sua empresa entenda se a terceirização faz sentido para sua operação ou não. E escolher o melhor fornecedor deste serviço é fundamental para evitar sustos e mais problemas ao invés de benefícios. 

Neste sentido, conte com a Mazars: conheça mais sobre nossas soluções em BPO de folha de pagamento clicando aqui

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *