Modelagem financeira: saiba como aplicá-la ao seu negócio de forma estratégica

Modelagem financeira: saiba como aplicá-la ao seu negócio de forma estratégica

qui 03 ago 2023

Na tentativa da tomada de decisões financeiras e estratégicas para os negócios, na busca de atrair novos investidores, aportes de capital, entre outros, as empresas podem se deparar com incertezas ao longo desse processo. Qual caminho mais adequado para seguir? Nestes casos, a modelagem financeira desempenha um papel importante na tomada de decisões financeiras/estratégicas dos empreendedores em seus negócios, oferecendo benefícios e contribuições importantes. 

Modelagem financeira 

A modelagem financeira consiste em um conjunto de técnicas utilizadas por profissionais financeiros, através da elaboração de um complexo modelo matemático, que demonstra a performance financeira futura de um negócio, projeto ou investimento. 

Este processo está baseado em métricas financeiras (projeções), estratégias do empreendedor/administração, indicadores de mercado de médio e longo prazo e riscos envolvidos.  

Em quais situações a modelagem financeira é importante? 

A modelagem financeira é essencial para a compreensão da performance financeira, tomada de decisões, planejamento estratégico das organizações, a qual fornece bases para uma gestão financeira eficaz e contribui para a maximização do valor e o sucesso financeiro de um negócio, projeto ou investimento. 

Algumas razões pelas quais a modelagem financeira é importante: 

Tomada de decisões 

Permite simular diferentes cenários e calcular os resultados financeiros projetados com base em várias hipóteses e variáveis. Isso ajuda os tomadores de decisão a entender o impacto financeiro das diferentes opções disponíveis e a tomar decisões mais informadas e fundamentadas. 

Planejamento estratégico  

Essencial para o planejamento estratégico de uma organização. Permite que as empresas definam metas financeiras realistas, identifiquem possíveis desafios e oportunidades e desenvolvam planos de ação para atingir seus objetivos. 

Análise/avaliação de investimentos  

Amplamente utilizada para avaliar a viabilidade e o retorno de investimentos. Permite que os investidores analisem diferentes projetos e determinem sua rentabilidade potencial, considerando fatores como fluxo de caixa, valor presente líquido (VPL), payback do investimento e taxa interna de retorno (TIR). 

Planejamento financeiro e orçamentário 

É possível elaborar planos financeiros e orçamentos para uma organização. Isso envolve a previsão de receitas e despesas futuras, a identificação de áreas de risco e a alocação eficiente de recursos financeiros para alcançar metas específicas. 

Análise de sensibilidade e risco 

Permite realizar análises de sensibilidade, explorando diferentes cenários e variáveis para avaliar o impacto nas projeções financeiras. Além disso, ela pode ajudar na identificação e na gestão de riscos financeiros, permitindo que os gestores compreendam melhor os fatores que podem afetar negativamente os resultados financeiros e desenvolvam estratégias de mitigação. 

A modelagem financeira também desempenha um papel importante na comunicação eficaz com stakeholders internos e externos. Os modelos financeiros podem ser utilizados para apresentar informações financeiras complexas de forma clara e compreensível, facilitando a tomada de decisões pelos envolvidos. 

Mazars 

Mesmo que o sucesso da empresa dependa também de outros fatores, a modelagem financeira é um importante pilar de orientação para qualquer negócio, projeto ou investimento. Com uma avaliação técnica sobre as tendências de mercado e a posição da empresa, a modelagem orienta o gestor para uma tomada de decisões mais assertivas. 

No entanto, elaborar uma modelagem financeira e prever os cenários do mercado no futuro não é tarefa fácil. Desse modo, a Mazars está ao seu lado para dar o suporte necessário na criação ou expansão do seu negócio. 

Somos especialistas em auditoria, consultorias, impostos, assessoria e serviços jurídicos. Agende uma conversa com o nosso time de especialistas e conheça as nossas soluções para a sua empresa: clique no botão abaixo e saiba mais.


Autor

Ítalo Brilha, sócio de Financial Advisory da Mazars Brasil.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *