A importância da Auditoria Interna para uma gestão mais eficaz

A importância da Auditoria Interna para uma gestão mais eficaz

sex 16 fev 2024

Há um mantra persistente no mercado, especialmente entre os gestores, de que a Auditoria Interna é um departamento burocrático e tedioso, focado em encontrar problemas insignificantes que não agregam valor à empresa. Esse pensamento é particularmente prevalente entre os profissionais da “linha de frente” (anteriormente conhecida como primeira linha de defesa), onde o valor é tradicionalmente associado apenas à receita de vendas. 

Embora esta percepção possa ter sido verdadeira em um passado recente, especialmente devido a escândalos corporativos que resultaram na implementação de diversas regulamentações, é fundamental compreender que a organização precisa, de fato, ser “organizada” – não se trata apenas de um jogo de palavras.  

O que é auditoria interna 

Conforme definido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), a Auditoria Interna é uma atividade independente e objetiva voltada para avaliação e consultoria, com o propósito de agregar valor e aprimorar as operações de uma empresa. Ela contribui para o alcance dos objetivos organizacionais por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada na avaliação e aprimoramento da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança

Na prática, para alcançar com eficácia as metas da primeira linha (como a receita de vendas), a organização deve ser, como o próprio nome indica, organizada. Isso implica em estabelecer e manter processos e controles internos eficientes.  

Afinal, para atingir a tão almejada receita de vendas, são necessários contatos, transações de compra e venda que devem ser devidamente registradas, formalizadas, executadas e entregues. Além disso, é essencial que os colaboradores estejam integralmente envolvidos nesses processos e em total conformidade com as normas e regulamentos do setor, especialmente em organizações sujeitas a regulamentações específicas. 

Porque é importante para sua empresa 

Ou seja, muito mais importante que atingir a tão almejada meta, o “como” se torna uma ferramenta poderosa e de uma vantagem competitiva ímpar, ainda mais nesse mundo cada vez mais complexo que vivemos. Que o diga a Amazon!  

E se temos uma função que vai checar e avaliar, essa função vai trazer para a organização o desafio de saber onde são (e estão) os seus riscos corporativos, onde a mesma pode fazer melhor. Por consequente onde estão as melhorias que, caso implementadas, trazem mais eficiência, velocidade e (mais) Receita. 

Em resumo, desafie-se a considerar que fortalecer as atividades de auditoria interna em sua organização pode trazer uma vantagem competitiva significativa para o seu negócio. 


Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a liderança em Auditoria Interna da Mazars: clique no botão abaixo e preencha um formulário. Temos um time de especialistas no assunto prontos para oferecer as melhores soluções para a sua empresa.

Autor

Luís Navarro, sócio de Consultoria da Mazars.