O turismo no Brasil pós-pandemia

O turismo no Brasil pós-pandemia

ter 01 mar 2022

O turismo brasileiro teve crescimento de 12% em 2021 em relação a 2020. Mesmo assim, ainda está 24% abaixo do que era antes da pandemia (2019), segundo o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Mas um fato chama a atenção: o Brasil tradicionalmente “exporta” muito mais turista do que recebe, e a pandemia inverteu essa conta, com o brasileiro aproveitando muito mais as opções em seu próprio país. A informação é do presidente da Resorts Brasil, diretor geral dos hotéis-escola Senac, Marcelo Picka Van Roey, que conversou com o jornalista Cassio Politi no podcast Sala de Negócios, da Mazars.

Depois de “prejuízos irreparáveis” em 2020, o setor voltou a trabalhar. Apesar das incertezas em relação à variante ômicron, a expectativa do setor é de que consiga se recuperar neste ano, igualando o desempenho de antes do novo coronavírus.

“A pandemia foi um divisor de águas na nossa área. Muitos resorts dependem do turista estrangeiro, mas muitos hóspedes acabaram conhecendo lugares do país de uma maneira que não imaginavam. A gente pode mostrar a nossa cara, especialmente os resorts, que têm como característica estarem em cidades pequenas e acabam sendo o centro das atenções”, diz. Segundo ele, um desses destinos foram os Lençóis Maranhenses.

Ele comenta que a expectativa é de que, assim que as restrições sanitárias caírem, o brasileiro deve voltar a viajar para fora do país – há ainda mais de 150 países com algum grau de restrição à entrada de cidadãos brasileiros. Mesmo assim, acredita, a experiência que muitos viajantes tiveram em destinos nacionais pode fazer com que mude a frequência de viagens no Brasil, contando ainda com a volta dos grandes eventos corporativos.

“Estabelecemos 2022 como o ano da retomada. De fato, tínhamos um volume de cotações muito grande, do segundo semestre para cá, do final do primeiro trimestre em diante. Mas muitos eventos que receberiam estrangeiros foram desmarcando por conta das incertezas quanto a restrições. O setor inteiro vive hoje esse drama”, conta.

Esses recuos acabam gerando “buracos” na ocupação que não podem ser tapados a tempo. Isso deve impactar no desempenho do setor neste ano. A conta pode até reverter a melhora sentida no último trimestre de 2021, registrada na segunda edição do “Radar Resorts Brasil”, divulgada em janeiro de 2022.

A pesquisa constatou que a taxa de ocupação para o quarto trimestre de 2021 ficou em 70%, fechando o ano com uma média de 50%, o que é 9% abaixo do registrado em 2019 (55%), mas bem acima dos 38% de 2020.

Oferta de 30 mil leitos

Segundo a Resorts Brasil, o país tem 124 resorts e 29.915 quartos, sendo 75 resorts de praia, que totalizam 18.882 leitos, e 49 resorts de interior, com 11.033 quartos. A região Nordeste conta com 62 hotéis desse tipo.

Além disso, há seis projetos em andamento, que devem incrementar em breve a oferta em 1.819 leitos. Desses, três estão previstos para serem inaugurados ainda em 2022 e um (+405 quartos) está previsto para o próximo ano (os quatro terão +1.419 quartos em praias do Nordeste).

Mais um estabelecimento deverá ser inaugurado neste ano no Centro-Oeste, com 200 quartos, e outro no Sudeste, também de 200 quartos.