As guloseimas da Fini: como atender às peculiaridades do consumidor

As guloseimas da Fini: como atender às peculiaridades do consumidor

ter 17 jan 2023

O lado doce e divertido da vida é tudo aquilo que a gente gosta e quer, não importa a nossa idade. Quando uma guloseima se une, então, ao lado “gaiato” típico do brasileiro, o resultado pode ser ainda mais gostoso. É essa deliciosa combinação que define o sucesso comercial de alguns produtos icônicos, como foram os cigarrinhos de chocolate Pan, ou as balinhas Pez, que vinham dentro de um cartucho e saiam da “boca” de algum personagem Disney, ou ainda como é ainda hoje o Kinder Ovo.

A Fini também surfa nessa onda: o clássico da marca é um doce lúdico em forma de dentadura. A bala feita de gelatina nas cores rosa e branco tem o formato de uma dentadura que simula perfeitamente a gengiva e os dentes humanos.

O doce divertido cativa crianças e adultos não só do Brasil, mas do mundo todo. Por aqui, é hoje a bala mais procurada em supermercados e lojas de conveniência por um consumidor bastante heterogêneo. “É um produto com apelo visual infantil óbvio, mas o poder de compra hoje é dos pais, em especial das mães”, afirma Murilo Gallo Brunialti, gerente executivo de Excelência e Inovação da Fini, ao podcast Sala de Negócios, da Mazars.

Peculiaridades do consumidor brasileiro

A Fini é uma empresa espanhola e está no Brasil há 21 anos, tendo como foco as crianças, que hoje são clientes adultos da marca. “A gente tem tudo para eles: a indulgência, a nostalgia e novos públicos”, conta.

Aqui, atesta Brunialti, o consumidor é muito diferente. “Ao mesmo tempo que é superconservador, quer novidade o tempo inteiro”, conta. Segundo o gerente da Fini, a dentadura faz sucesso há duas décadas, mas os consumidores pedem coisas novas, como porções menores que possam ser consumidas individualmente, de uma só vez. “Na Europa, a lógica é totalmente ao contrário. Lá, o consumo per capita é muito maior que no Brasil e os formatos de venda são muito maiores, com pacotes de 1, 2 ou 3 quilos”, compara.

Na Europa, os sabores também são bem diferentes, como o de alcaçuz. “O brasileiro detesta”, admite. “Isso exige que tenhamos uma política de desenvolvimento focada no público local”, completa Brunialti.

De acordo com ele, as lojas da marca são de extrema relevância para testar o sucesso de novos produtos, garantindo a assertividade com a experimentação (degustação).

Nova marca gostosa e saudável

A Fini também aposta em uma linha de suplementos vitamínicos em formato de goma. A marca Dr. Good, que fabrica produtos a base de melatonina, aposta em um segmento ainda em desenvolvimento no mercado do Brasil.

A marca surgiu em 2016 e hoje é muito forte e presente nas farmácias. Segundo Murilo Brunialti, o desafio é cair no gosto do consumidor brasileiro. “É mais fácil a gente entrar em um segmento que o público já conhece, como os de vitamina C ou D. A melatonina é um dos produtos mais recentes, é muito conhecido, usado e um dos mais vendidos”, conta.

Também nesse produto, além da suplementação, o produto oferece a indulgência: suplementação e sabor. “É uma entrega adicional ao pó ou à cápsula”, completa.