3 modelos de gestão de mudanças organizacionais

3 modelos de gestão de mudanças organizacionais

sex 30 dez 2022

Mudanças são inevitáveis em qualquer negócio. Mas promover a transformação organizacional requer muito planejamento. Para isso, os modelos de gestão de mudanças são como uma bússola para guiá-lo na adoção de novos processos e maximizar seus resultados.

Por mínimas que sejam, mudanças podem gerar caos na rotina dos funcionários. Dessa forma, o gerenciamento de mudanças prepara sua organização para uma implementação bem-sucedida de novas tecnologias e inovações.

Neste artigo, você vai entender o que é gestão de mudança e ainda vai conhecer os três principais modelos existentes para você aplicar no seu negócio. 

O que é gestão de mudanças?

A gestão de mudanças ajuda a facilitar as transformações organizacionais. Basicamente, esse gerenciamento melhora o fluxo de trabalho da sua equipe, incorpora novas tecnologias ao dia a dia corporativo e adapta as metas operacionais de maneira geral.

Resumindo, a mudança organizacional acontece sempre que for necessário deixar de realizar uma atividade da forma atual para trazer algo novo para o negócio. Em um mundo que está em constante evolução, gerenciar bem as mudanças é essencial na vida profissional de qualquer pessoa e para a estrutura organizacional das empresas.

Três modelos de gestão de mudança mais eficazes em 2023

Seguir um método comprovado para estabelecer determinadas mudanças na sua empresa é uma forma de garantir um gerenciamento bem-sucedido. O importante é entender o modelo ideal para o seu negócio. 

1. Modelo de gestão de mudanças de Lewin

Desenvolvido por Kurt Lewin, este modelo de gestão é popular, devido às suas três etapas, que fracionam grandes transformações em partes mais gerenciáveis, como:

  • Descongelamento;
  • Alteração;
  • Recongelamento.

Neste modelo, a primeira coisa que você precisa fazer é “descongelar” seu processo atual e analisar como ele pode ser aprimorado para que todos os envolvidos entendam a necessidade da mudança.

Em seguida, você realiza suas alterações e orienta os colaboradores durante a transição. Então, após a implementação e seus respectivos ajustes conforme o feedback dos funcionários, você deve “recongelar” o novo processo.

2. Modelo McKinsey 7S

Os 7S de McKinsey tornam este modelo um dos mais complexos. Contudo, é o mais indicado para mudanças complicadas na organização de maneira geral.

Este método não foi desenvolvido para ser seguido em uma ordem específica, mas avaliado pela forma como cada aspecto afeta sua equipe. Assim, os pontos fracos são identificados facilmente.

O modelo McKinsey 7S leva em conta sete elementos fundamentais na estrutura dasempresas. Separado em dois grupos, são eles:

  • Elementos rígidos: fáceis de identificar e controlar
    • Estratégia (Strategy)
    • Estrutura (Structure)
    • Sistema (Systems)
  • Elementos suaves: subjetivos e difíceis de alterar
    • Valores compartilhados (Shared Values)
    • Funcionários (Staff)
    • Estilo (Style)
    • Habilidades (Skills)

Este método é perfeito para quando você sabe que há algo irregular dentro da organização, mas não tem certeza de como resolver o problema. Após identificar quais as mudanças necessárias, os sete elementos servem para guiar o negócio a um equilíbrio.

O modelo McKinsey 7S pode ajudar os gestores a reconhecer possíveis desalinhamentos entre a cultura da empresa e o que ela realmente oferece aos funcionários.

3. Modelo de gestão de mudanças ADKAR

Criado por Jeffrey Hiatt, o modelo ADKAR é uma abordagem focada nas pessoas. A nomenclatura “ADKAR” é uma sigla, em que cada letra representa um objetivo a ser alcançado como empresa, tal como pode ser visto abaixo:

  • Awareness (conscientização): consciência da necessidade de mudar;
  • Desire (Desejo): desejo de participar e apoiar a mudança;
  • Knowledge (Conhecimento): conhecimento sobre como mudar;
  • Ability (Capacidade): habilidade para implementar a mudança;
  • Reinforcement (Reforço): reforço para sustentar a mudança.

Ao focar nos funcionários, o método ADKAR limita a resistência e acelera a implementação. Dessa forma, em vez de impor uma mudança sobre as equipes, você as conscientiza sobre a necessidade de uma transformação, uma vez que essa nova rotina pode beneficiá-los.

Isso estimula o desejo de participação na hora de implementar uma nova tecnologia que, por si só, muda a rotina de trabalho dos funcionários. Essa estratégia é indicada para pequenas mudanças que ajudam a incrementar os processos. Assim, as rotinas diárias não precisam ser interrompidas de uma só vez.

A gestão de mudanças é essencial para o sucesso organizacional. No entanto, é uma utopia acreditar que qualquer alteração será bem-vinda, mas um gerenciamento adequado pode minimizar as reações negativas.

Portanto, manter um suporte constante, especialmente durante grandes transformações, é a chave para o sucesso do seu negócio. E se você gostou de conhecer os principais modelos de gestão de mudanças, aproveite para ler o texto “Os efeitos da pandemia na transformação digital” e aprofunde-se no assunto.