IPO: maturando essa ideia

IPO: maturando essa ideia

qui 17 ago 2023

Na busca por captar mais recursos de investidores e financiar novos projetos, realizar um IPO – “Initial Public Offering” que, em português, significa “Oferta Pública Inicial” – pode ser um ótimo negócio.  

O evento que marca a estreia de uma empresa na Bolsa de Valores desperta curiosidade e interesse no mercado. No entanto, antes de fazer um IPO é importante que sua empresa esteja em um estágio de maturidade mais avançado de negócios. 

Um estudo realizado pela Ártica em parceria com a B3 e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), chamado “IPO na prática: Lições aprendidas por empresários que passaram pelo processo”, apontou alguns desafios e ensinamentos desse processo. 

  • É preciso investir tempo no processo de organização interna; 
  • Captar recursos pré-abertura pode trazer melhores resultados; 
  • Tenha sempre um plano B; 
  • Saiba escolher o sindicato dos bancos; 
  • Invista na melhoria dos controles internos. 

Planejamento e IPO

IPO pode ser uma operação muito custosa e de longo prazo, algumas etapas do processo podem levar mais de um ano. É preciso ter estratégia para determinar o local e qual a bolsa do IPO, por exemplo, e isso só será possível com a consolidação de um time de especialistas no assunto para dar os melhores direcionamentos e acompanhar o desenvolver do mesmo. 

Definir algumas estruturas como governança e jurídico ajudam na hora de avaliar os impactos do seu IPO e para isso, é preciso ter uma storytelling e o conceito da missão bem definidos para convencer o seu time e consequentemente seus futuros investidores. 

Auditoria 

Um IPO pode levar de oito meses a três anos de preparo para se concretizar. Um dos motivos para todo esse tempo é o processo de auditoria das demonstrações financeiras da empresa. 

A legislação exige que, para abrir o capital, a empresa apresente três anos de balanços auditados. Quando este é um procedimento habitual na empresa, essa etapa do processo fica mais fácil. 

Transparência 

Tomada a decisão pela abertura de capital, uma empresa precisa adequar seus processos internos para elevar o nível de transparência sobre suas operações e resultados. É preciso que os investidores tenham acesso a tudo que acontece na empresa para o ganho de credibilidade, projeção e reconhecimento público. Isso traz mais visibilidade na mídia e consequentemente o acompanhamento de investidores e analistas. 

Essa é uma decisão que pode ser muito interessante para empresas que estão pensando em ampliar a sua participação no mercado, mas que precisa ser feita com cautela levando em consideração todas as variáveis e os pontos positivos e negativos de ser uma empresa de capital aberto na bolsa de valores. 


A Mazars conta com um time de especialistas no assunto, prontos para ajudar você e sua empresa já nos primeiros passos para o processo de IPO. Fale com a nossa liderança e conheça as nossas soluções para a sua empresa: clique no botão abaixo e saiba mais.


Autor

Paulo Misse, sócio-líder de Auditoria da Mazars Brasil.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *