Aquisição empresarial: o que você precisa saber

Aquisição empresarial: o que você precisa saber

qui 20 jul 2023

Por Michel Maluf, sócio-líder de Financial Advisory da Mazars Brasil

Para ampliar os ativos de uma empresa ou fazer um investimento rentável, a aquisição empresarial é uma alternativa bastante eficaz. Dentre outros benefícios, a empresa desejada pode oferecer uma marca consolidada e expertise no mercado, por exemplo. 

No entanto, essa operação é mais complexa do que pode parecer. Antes de fazer a aquisição, é preciso avaliar de maneira criteriosa o negócio. Além de questões como valor de mercado e preço de compra, o plano de negócios deve ser levado em conta. 

Neste artigo, entenda mais sobre os processos que envolvem a aquisição empresarial, as diferenças entre aquisição e fusão, e os cuidados que esta decisão envolve. 

Qual a diferença entre fusão e aquisição empresarial? 

Sobre a compra de uma empresa por outra, é comum que as pessoas confundam fusão e aquisição empresarial. No entanto, estes são negócios com formatos e objetivos diferentes. 

A fusão empresarial acontece quando duas empresas são integradas em uma só, formando assim uma nova marca. De modo geral, a fusão acontece com a compra de uma empresa por outra, mas com o objetivo de formar esse terceiro elemento na negociação. 

Por outro lado, a aquisição empresarial é o movimento onde uma empresa adquire outra mantendo a mesma marca. Nesse caso, é comum que o negócio tenha como objetivo expandir o alcance de mercado, tanto geográfico quanto na carteira de produtos. 

Por que fazer a aquisição de outras empresas? 

Mesmo tendo o interesse de expandir suas ações no mercado, é natural que os gestores fiquem com receio de fazer a aquisição empresarial. Porém, realizada de maneira segura, essa é uma manobra que pode trazer boas vantagens para o negócio. 

Um desses benefícios, por exemplo, é a absorção de expertise – seja de produtos, logística ou de tecnologia. Além disso, para quem busca expandir os negócios da empresa atual, adquirir uma empresa já estabelecida no mercado traz menos riscos em relação à criação de um novo negócio. 

Sendo assim, confira na lista a seguir alguns dos principais motivos para fazer uma aquisição empresarial: 

  • Diminui a concorrência; 
  • Agrega expertise ao seu negócio; 
  • Aumenta o alcance geográfico do negócio; 
  • Acesso ao capital humano da outra empresa; 
  • Ampliação da carteira de produtos e serviços.  

Tipos de aquisição empresarial 

Para além das diferenças entre fusão e aquisição empresarial, há também diferentes formas de adquirir uma empresa. A primeira delas, portanto, é a aquisição amigável.  

Nessa modalidade a empresa interessada apresenta uma carta de interesse ao conselho de gestão da companhia a ser adquirida. Esta, por sua vez, avalia os prós e contras da proposta e, caso aceite, dá início ao processo de venda. 

Já o segundo modelo de aquisição empresarial é a aquisição hostil. Nesse caso a empresa interessada apenas executa a compra das ações no mercado, sem passar pelo crivo do conselho de gestão. 

O que você precisa saber sobre a aquisição empresarial 

Para que o projeto de aquisição empresarial seja executado de forma correta, é preciso antes avaliar alguns fatores importantes. O primeiro destes fatores é o valor de mercado e o preço de compra.  

Além disso, é válido fazer uma inspeção minuciosa sobre as reais condições da empresa. Por exemplo, uma empresa com renome no mercado, mas que está com a estrutura defasada e dívidas trabalhistas, acaba oferecendo um risco maior ao investidor. 

Abaixo, confira alguns pontos que você precisa saber antes de prosseguir com o processo de aquisição empresarial. 

Valor e preço da empresa são coisas diferentes 

Embora estejam diretamente atrelados, o valor de mercado e o preço de compra de uma empresa são coisas diferentes e devem ser avaliados dessa forma. O preço de uma empresa é basicamente a quantia monetária que será paga por ela, independente do modelo de negócio. 

Por outro lado, o valor de mercado da empresa diz respeito à “reputação da empresa”, bem como o valor dos produtos que dispõe. Um exemplo nesse sentido é uma empresa de pequeno porte, com estrutura ainda inicial, mas que possui um produto de grande valor. 

Avalie as condições da empresa desejada 

Além do preço de compra e do valor de mercado da empresa desejada, há outros aspectos que devem ser considerados, como a condição da empresa no momento de compra. 

Nesse sentido, informações como o balanço fiscal e tributário precisam ser avaliados antes mesmo da tomada de decisão. Além disso, as condições de estrutura, tecnologia, capital humano e equipamentos, também entram nessa avaliação empresarial. 


Mazars 

Ainda que você tome todos os cuidados necessários no processo, o auxílio de uma consultoria especializada no assunto pode fazer toda a diferença e aumentar as chances de sucesso numa aquisição empresarial. 

Conte com o time de especialistas da Mazars. Somos uma empresa global e possuímos um serviço bem estruturado de Financial Advisory que poderá apoiar você e sua empresa neste momento. Preencha o formulário abaixo e saiba mais:







    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *