O momento da educação digital e à distância

O momento da educação digital e à distância

ter 25 abr 2023

Conversamos, em mais um episódio do podcast Sala de Negócios, com João Aguiar, que é CFO da Ser Educacional, instituição presente em todos os estados brasileiros — seja por meio de cursos presenciais ou remotos, à distância, e que vai completar 20 anos de atuação no mercado, em 2023.

E o bate-papo foi justamente focado nesse momento em que as instituições de ensino vivem um momento de transição: a ampla valorização da educação digital e o que esperar do setor para o presente e para os próximos anos. Confira!

Qual é o momento da educação digital e à distância?

João Aguiar relembra que o impacto da pandemia ajudou a acelerar a implementação de recursos e ferramentas para manter a sociedade funcional e produtiva. Contudo, ele reforça que o ensino a distância já era uma realidade antes disso.

O que houve foi, de fato, uma digitalização veloz da educação ao longo desse período, o que impactou sem dúvidas a forma de aprendizado e adaptou-a à nova realidade. E, consequentemente, os benefícios foram colhidos, assim como os ajustes foram considerados.

Foi isso que permitiu um resultado favorável ao segmento. Afinal, já havia meios para tornar o ensino remoto mais acessível e, agora, também se mostrou uma solução valiosa para os próprios estudantes, que têm mais opções de escolha.

Quais são os desafios do setor atualmente?

Aguiar relata que o modelo híbrido tem ganhado mais força por conta dessa disparidade de perfis e também pelas soluções que melhor funcionam em cada modelo. Mas independentemente dos meios usados por cada instituição, o CFO da Ser Educacional destaca que toda empresa deve ter, ao menos, um diferencial para garantir que a sua instituição tenha qualidade, consistência e conteúdo. E que isso, somado, agregue valor à educação dos alunos.

Esse acaba sendo um dos desafios. Especialmente, em um momento disruptivo no qual a digitalização foi veloz e ainda estamos acompanhando as transformações decorrentes disso.

Portanto, de um lado existe uma demanda crescente — apenas 22% dos brasileiros preferem o modelo exclusivamente presencial, hoje em dia —, mas existe ainda trabalho pela frente.

Empresas como a Ser Educacional se destacam porque já vinham testando, experimentando, ajustando e apresentando sucesso em sua jornada. Mesmo assim, as novas necessidades exigem que todos repensem os seus próprios modelos e estratégias.

Mas é de se destacar: o futuro está mais e mais enraizado em soluções que esbarram, mais ou menos, em um modelo híbrido de educação.

E se você quer saber um pouco mais sobre o assunto e entender como o ensino a distância e as soluções digitais têm se relacionado com o mercado de educação, temos um convite.

Ouça na íntegra o episódio de nosso podcast que contou com a participação de João Aguiar, CFO da Ser Educacional:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *