Inteligência artificial como suporte às avaliações de auditoria interna

Inteligência artificial como suporte às avaliações de auditoria interna

qui 09 nov 2023

Novas soluções de Inteligência artificial como o chatGPT estão dando o que falar no mundo corporativo. Segundo artigo publicado na revista Internal Auditor, o seu uso na auditoria interna, por exemplo, pode revolucionar processos e aumentar a produtividade. 

Inteligência artificial

A partir da aprendizagem de máquina (Machine learning em inglês), as novas IA’s conseguem reproduzir conteúdo após receber treinamento. Essa tecnologia tem a capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados alimentada por vídeos, textos ou imagens, por exemplo. 

A promessa é de que no futuro, a Inteligência Artificial possa fazer em minutos algo que hoje pode demorar horas para ficar pronto. Isso reduziria custos e aumentaria a eficiência de demandas a fim de realocar esforços para outras tarefas e/ou áreas. Mas, é certo que o refinamento dessa produção ainda precisará passar pelo olhar atento de um humano.

O impacto da IA na produtividade de auditores

Uma vez que as tarefas desempenhadas na auditoria interna são estruturadas e repetitivas, a Inteligência artificial poderia analisar com mais rapidez e precisão grandes conjuntos de dados para identificar padrões, detectar anomalias e fraudes ou má gestão financeira. 

Essa automação, além de reduzir o tempo das tarefas, reduziria também o risco de erros, pois o foco estaria na interpretação dos resultados produzidos e em riscos específicos. Importante lembrar que a Inteligência Artificial envolve inteligência de programação e a Automação é a execução automática de tarefas sem intervenção humana. 

A IA será uma ferramenta essencial nas práticas de auditoria interna no futuro?

É certo que a inteligência artificial vai impactar de forma significativa as auditorias internas no futuro. Técnicas como o aprendizado de máquinas vão permitir que auditores encontrem padrões e/ou valores discrepantes que manualmente levariam mais tempo para serem detectados, por exemplo.  

Detecção antecipada de fraudes, determinação de processos de negócios e riscos, acompanhamento de anomalias em tempo real, são alguns dos processos que essas novas tecnologias com inteligência artificial prometem favorecer num futuro próximo. 

Por outro lado, empresas não devem se prender unicamente ao uso de inteligência artificial para inovarem os seus processos. Os “detalhes” devem ser observados como oportunidades para alcançar melhores resultados, como entender e direcionar de forma mais efetiva o uso de softwares específicos, investir em treinamentos, melhorar processos, entre outros. 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *